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dc.contributor.authorSilva, Taís Duarte-
dc.contributor.authorMiranda, Gilberto José-
dc.contributor.authorFreitas, Sheizi Calheira de-
dc.creatorSilva, Taís Duarte-
dc.creatorMiranda, Gilberto José-
dc.creatorFreitas, Sheizi Calheira de-
dc.date.accessioned2021-07-10T21:14:04Z-
dc.date.available2021-07-10T21:14:04Z-
dc.date.issued2017-03-31-
dc.identifier.citationSILVA, T. D. ; MIRANDA, G. J. ; FREITAS, S. C. . Ações institucionais preparatórias para o ENADE nos Cursos de Ciências Contábeis. Revista Universo Contábil, Blumenau, v. 13, n. 1, p. 65 - 84, 2017.pt_BR
dc.identifier.issn1809-3337-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33723-
dc.description.abstractO presente estudo teve por objetivo identificar quais ações as instituições de ensino superior que oferecem o curso de Ciências Contábeis realizam visando à melhoria do conceito ENADE do curso. Para tanto, em um primeiro estágio, foram analisados os sites institucionais de 854 IES, sendo identificadas ações voltadas à melhoria do desempenho no ENADE em apenas 75 delas. Posteriormente, por meio da aplicação de questionários, foram obtidas 283 respostas que objetivaram conhecer, além das ações realizadas, a percepção dos discentes acerca da motivação, decorrente de tais ações, para uma melhor performance no referido exame. Os resultados encontrados permitem afirmar que a realização de ações preparatórias nas instituições é frequente, ocorrendo em 74,7% das instituições pesquisadas. Ao analisar as características das ações realizadas, destacam-se as de natureza preparatória (aulões, disciplinas específicas de preparação para o ENADE, cursos ou outros – presentes em 49,5% das instituições participantes) e as de sensibilização (seminários, oficinas, palestras, debates sobre a importância do ENADE – presentes em 42,4% dos casos). Os testes estatísticos realizados evidenciam que as instituições privadas adotam mais ações “imediatistas” do que as instituições públicas. Quanto à motivação percebida pelos estudantes, não houve diferenças expressivas quando comparada às ações realizadas. Também foi constatado que 14,1% das instituições pesquisadas utilizam formas invasivas para comprovação do desempenho obtido pelos discentes (recolhimento do caderno de prova ou exigência de um print da tela com a nota). Esses resultados sugerem a necessidade de observação permanente por parte da sociedade e da academia, no tocante aos processos de avaliação da educação superior no Brasil.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Universo Contábilpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.source10.4270/ruc.2017104pt_BR
dc.subjectAções Institucionaispt_BR
dc.subjectDesempenho Acadêmicopt_BR
dc.subjectENADEpt_BR
dc.subjectCiências Contábeispt_BR
dc.subjectContabilidadept_BR
dc.subjectEducação - Brasilpt_BR
dc.subjectEnsino superior - Avaliaçãopt_BR
dc.subjectAvaliação educacionalpt_BR
dc.titleAções institucionais preparatórias para o ENADE nos Cursos de Ciências Contábeispt_BR
dc.title.alternativeRevista Universo Contábilpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.localpubBlumenaupt_BR
dc.identifier.numberv. 13, n. 1pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
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