Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/33723
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Taís Duarte | - |
dc.contributor.author | Miranda, Gilberto José | - |
dc.contributor.author | Freitas, Sheizi Calheira de | - |
dc.creator | Silva, Taís Duarte | - |
dc.creator | Miranda, Gilberto José | - |
dc.creator | Freitas, Sheizi Calheira de | - |
dc.date.accessioned | 2021-07-10T21:14:04Z | - |
dc.date.available | 2021-07-10T21:14:04Z | - |
dc.date.issued | 2017-03-31 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, T. D. ; MIRANDA, G. J. ; FREITAS, S. C. . Ações institucionais preparatórias para o ENADE nos Cursos de Ciências Contábeis. Revista Universo Contábil, Blumenau, v. 13, n. 1, p. 65 - 84, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1809-3337 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33723 | - |
dc.description.abstract | O presente estudo teve por objetivo identificar quais ações as instituições de ensino superior que oferecem o curso de Ciências Contábeis realizam visando à melhoria do conceito ENADE do curso. Para tanto, em um primeiro estágio, foram analisados os sites institucionais de 854 IES, sendo identificadas ações voltadas à melhoria do desempenho no ENADE em apenas 75 delas. Posteriormente, por meio da aplicação de questionários, foram obtidas 283 respostas que objetivaram conhecer, além das ações realizadas, a percepção dos discentes acerca da motivação, decorrente de tais ações, para uma melhor performance no referido exame. Os resultados encontrados permitem afirmar que a realização de ações preparatórias nas instituições é frequente, ocorrendo em 74,7% das instituições pesquisadas. Ao analisar as características das ações realizadas, destacam-se as de natureza preparatória (aulões, disciplinas específicas de preparação para o ENADE, cursos ou outros – presentes em 49,5% das instituições participantes) e as de sensibilização (seminários, oficinas, palestras, debates sobre a importância do ENADE – presentes em 42,4% dos casos). Os testes estatísticos realizados evidenciam que as instituições privadas adotam mais ações “imediatistas” do que as instituições públicas. Quanto à motivação percebida pelos estudantes, não houve diferenças expressivas quando comparada às ações realizadas. Também foi constatado que 14,1% das instituições pesquisadas utilizam formas invasivas para comprovação do desempenho obtido pelos discentes (recolhimento do caderno de prova ou exigência de um print da tela com a nota). Esses resultados sugerem a necessidade de observação permanente por parte da sociedade e da academia, no tocante aos processos de avaliação da educação superior no Brasil. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista Universo Contábil | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.source | 10.4270/ruc.2017104 | pt_BR |
dc.subject | Ações Institucionais | pt_BR |
dc.subject | Desempenho Acadêmico | pt_BR |
dc.subject | ENADE | pt_BR |
dc.subject | Ciências Contábeis | pt_BR |
dc.subject | Contabilidade | pt_BR |
dc.subject | Educação - Brasil | pt_BR |
dc.subject | Ensino superior - Avaliação | pt_BR |
dc.subject | Avaliação educacional | pt_BR |
dc.title | Ações institucionais preparatórias para o ENADE nos Cursos de Ciências Contábeis | pt_BR |
dc.title.alternative | Revista Universo Contábil | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.localpub | Blumenau | pt_BR |
dc.identifier.number | v. 13, n. 1 | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo Publicado em Periódico (PPGCONT) |
Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.