Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/33722
Tipo: Artigo de Periódico
Título: A teoria da autodeterminação aplicada na análise da motivação e do desempenho acadêmico discente do curso de ciências contábeis de uma instituição pública brasileira
Título(s) alternativo(s): Revista Contemporânea de Contabilidade
Autor(es): Borges, Marina Salgado
Miranda, Gilberto José
Freitas, Sheizi Calheira
Autor(es): Borges, Marina Salgado
Miranda, Gilberto José
Freitas, Sheizi Calheira
Abstract: O propósito deste estudo foi analisar as relações entre desempenho acadêmico e motivação dos estudantes do Curso de Ciências Contábeis de uma universidade pública brasileira, com base na Teoria da Autodeterminação. Em termos metodológicos, para alcançar esse objetivo, foram aplicados questionários estruturados nas salas de aula, contendo a versão brasileira da Escala de Motivação Acadêmica (EMA), para uma amostra de 316 estudantes matriculados no segundo ao décimo períodos do referido curso, a qual equivale a 37,2% do total de discentes. Para análise dos dados, foram utilizadas: estatística descritiva, análise fatorial exploratória (AFE) e análise de regressão linear múltipla com mínimos quadrados ordinários (MQO). As análises de regressão indicaram relações significativas entre motivação e desempenho acadêmico. Os fatores relativos à motivação intrínseca e à motivação extrínseca por regulação identificada estão positivamente correlacionados com o coeficiente de rendimento acadêmico (CRA) dos discentes. Já o fator relativo à motivação por regulação extrínseca introjetada está negativamente correlacionado com o desempenho acadêmico. Com base na amostra analisada, os resultados evidenciaram que a relação existente entre motivação e o CRA do aluno depende do tipo de motivação presente em cada universitário.
Palavras-chave: Autodeterminação
Motivação
Ciências Contábeis
Desempenho Acadêmico
Estudantes - Contabilidade
Autodeterminação (Educação)
Motivação na educação
Contabilidade
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Revista Contemporânea de Contabilidade
Citação: BORGES, M. S.; MIRANDA, G. J.; FREITAS, S. C. A teoria da autodeterminação aplicada na análise da motivação e do desempenho acadêmico discente do curso de ciências contábeis de uma instituição pública brasileira. Revista Contemporânea de Contabilidade, Florianópolis, v. 14, n. 32, p. 89 - 107, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33722
Data do documento: 31-Ago-2017
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (PPGCONT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A teoria da autodeterminação aplicada na análise da motivação.pdf875,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.