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dc.contributor.authorBorges, Marina Salgado-
dc.contributor.authorMiranda, Gilberto José-
dc.contributor.authorFreitas, Sheizi Calheira-
dc.creatorBorges, Marina Salgado-
dc.creatorMiranda, Gilberto José-
dc.creatorFreitas, Sheizi Calheira-
dc.date.accessioned2021-07-10T20:52:50Z-
dc.date.available2021-07-10T20:52:50Z-
dc.date.issued2017-08-31-
dc.identifier.citationBORGES, M. S.; MIRANDA, G. J.; FREITAS, S. C. A teoria da autodeterminação aplicada na análise da motivação e do desempenho acadêmico discente do curso de ciências contábeis de uma instituição pública brasileira. Revista Contemporânea de Contabilidade, Florianópolis, v. 14, n. 32, p. 89 - 107, 2017.pt_BR
dc.identifier.issn2175-8069-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33722-
dc.description.abstractO propósito deste estudo foi analisar as relações entre desempenho acadêmico e motivação dos estudantes do Curso de Ciências Contábeis de uma universidade pública brasileira, com base na Teoria da Autodeterminação. Em termos metodológicos, para alcançar esse objetivo, foram aplicados questionários estruturados nas salas de aula, contendo a versão brasileira da Escala de Motivação Acadêmica (EMA), para uma amostra de 316 estudantes matriculados no segundo ao décimo períodos do referido curso, a qual equivale a 37,2% do total de discentes. Para análise dos dados, foram utilizadas: estatística descritiva, análise fatorial exploratória (AFE) e análise de regressão linear múltipla com mínimos quadrados ordinários (MQO). As análises de regressão indicaram relações significativas entre motivação e desempenho acadêmico. Os fatores relativos à motivação intrínseca e à motivação extrínseca por regulação identificada estão positivamente correlacionados com o coeficiente de rendimento acadêmico (CRA) dos discentes. Já o fator relativo à motivação por regulação extrínseca introjetada está negativamente correlacionado com o desempenho acadêmico. Com base na amostra analisada, os resultados evidenciaram que a relação existente entre motivação e o CRA do aluno depende do tipo de motivação presente em cada universitário.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Contemporânea de Contabilidadept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.sourcehttp://dx.doi.org/10.5007/2175-8069.2017v14n32p89pt_BR
dc.subjectAutodeterminaçãopt_BR
dc.subjectMotivaçãopt_BR
dc.subjectCiências Contábeispt_BR
dc.subjectDesempenho Acadêmicopt_BR
dc.subjectEstudantes - Contabilidadept_BR
dc.subjectAutodeterminação (Educação)pt_BR
dc.subjectMotivação na educaçãopt_BR
dc.subjectContabilidadept_BR
dc.titleA teoria da autodeterminação aplicada na análise da motivação e do desempenho acadêmico discente do curso de ciências contábeis de uma instituição pública brasileirapt_BR
dc.title.alternativeRevista Contemporânea de Contabilidadept_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.localpubFlorianópolispt_BR
dc.identifier.numberv. 14, n. 32pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
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