https://repositorio.ufba.br/handle/ri/33706
Tipo: | Dissertação |
Título: | Ética não é titica: formação da atriz no Esquadrão da Vida quando o coração transborda |
Autor(es): | Oliveira, Maíra |
Autor(es): | Oliveira, Maíra |
Abstract: | Apresenta-se aqui uma reflexão sobre a ética do fazer teatral, a partir da vivência no grupo de
teatro Esquadrão da Vida, fundado em Brasília, no ano de 1979, por Ary Pára-Raios, pai da
autora, morto em 2003. A pesquisa advoga a ideia de que não há fazer teatral sem implicação
ética que, por sua vez, é capaz de produzir experiências pessoais e sociais transformadoras. A
dissertação foi escrita em forma de cartas para o pai, e descreve e analisa a história e trajetória
do grupo e do processo criativo e encenação da peça “Quando o Coração Transborda”. Na cartaintrodução, ideias sobre ética presentes no discurso de povos originários africanos e indígenas
entremeiam-se ao contexto de produção do grupo cuja história se confunde com a própria
história cultural de Brasília. No primeiro capítulo-carta, o foco é o Esquadrão da Vida, seu
nascimento, sua identificação com Brasília, sua história. O segundo capítulo-carta trata do
processo criativo e da encenação do monólogo “Quando o coração transborda”, dirigido e
encenado pela autora. No terceiro capítulo-carta, defende-se a importância do teatro feito com
ética para um mundo diferente; a proposta é um manifesto ao teatro, neste tempo de pandemia. À partir de l’expérience du groupe de théâtre Esquadrão da Vida, fondé à Brasília en 1979 par Ary Pára-Raios (père de l’auteure, décédé en 2003), une réflexion sur l’éthique de la création théâtrale est présentée. Cette recherche défend l’idée qu’il n'existe pas de représentation théâtrale sans implication éthique, permettant de produire des expériences personnelles et sociales transformatrices. La thèse a été écrite sous forme de lettres au père de l’auteure. Elle décrit et analyse l’histoire et la trajectoire du groupe, ainsi que le processus créatif et la mise en scène de la pièce «Quando o Coração Transborda». Dans la lettre d’introduction, les idées sur l’éthique présentes dans le discours des peuples autochtones et africains se mélangent au contexte de production du groupe, dont l’histoire est étroitement liée à l’histoire culturelle de Brasilia elle-même. Dans la première lettre-chapitre, l’accent est mis sur le groupe Esquadrão da Vida, sa naissance, son identification avec Brasilia, son histoire. La deuxième lettre-chapitre traite du processus créatif et de la mise en scène du monologue « Quando o Coração Transborda », dirigé et mis en scène par l’auteure. Dans la troisième lettre-chapitre, c'est l’importance d'un théâtre fait avec éthique qui est défendue comme condition pour un monde différent. Cette proposition est un manifeste pour le théâtre en cette période de pandémie. |
Palavras-chave: | Esquadrão da Vida "Quando o coração transborda" Ética teatral Artes Cênicas |
CNPq: | Artes Cênicas |
País: | brasil |
Sigla da Instituição: | PPGAC |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33706 |
Data do documento: | 9-Jul-2021 |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGAC) |
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