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dc.contributor.advisorCoelho, Maria Thereza Ávila Dantas-
dc.contributor.authorSouza, Adailton Conceição de-
dc.creatorSouza, Adailton Conceição de-
dc.date.accessioned2021-06-24T23:09:09Z-
dc.date.available2021-06-24T23:09:09Z-
dc.date.issued2021-06-24-
dc.date.submitted2015-09-23-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33631-
dc.description.abstractNos últimos anos, as transformações políticas, sociais, culturais e econômicas têm impactado profundamente a universidade e seu modus operandi, reverberando em mudanças pedagógicas e curriculares. A entrada na vida universitária, marcada por (im)passes, tem sido transformada em objeto de estudo científico. No modelo de formação interdisciplinar proposto pelo Bacharelado Interdisciplinar em Saúde, a orientação acadêmica e profissional pode possibilitar a construção de estratégias coletivas e singulares de entrada/pertencimento à vida universitária e tem se configurado como um dispositivo institucional que pode favorecer a produção de estratégias para lidar com as demandas universitárias, podendo também favorecer a implicação dos sujeitos, respeitando a dimensão temporal dos percursos e itinerários de cada um. O objetivo do presente trabalho é analisar as contribuições da orientação acadêmica e profissional aos processos formativos dos discentes do Bacharelado Interdisciplinar em Saúde.Este estudo foi realizado numa abordagem qualitativa, a partir das contribuições da etnopsicanálise e da escuta participante realizada no grupo de orientação acadêmica e profissional. Utilizou-se também entrevista semi estruturada com cinco alunos participantes deste mesmo grupo. A análise se deu a partir do referencial da etnopiscanálise e da revisão de literatura sobre o tema. A orientação acadêmica e profissional tem se configurado como espaço de elaboração das vivências e desafios da Universidade, construção de trajetórias formativas, vinculação institucional e intelectual, bem como outros dilemas que perpassam o ser universitário na sociedade contemporânea. Espaços de escuta e acolhimento na universidade contemporânea são imprescindíveis para auxiliar o alunado na construção de seu itinerário acadêmico, elaborando questões de ordem prática, curricular, subjetiva e relacional.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectUniversidade e faculdadespt_BR
dc.subjectBacharelado interdisciplinar em saúdept_BR
dc.subjectEtniapt_BR
dc.subjectPsicanálisept_BR
dc.subjectOrientação profissionalpt_BR
dc.subjectOrientação acadêmicapt_BR
dc.titleA orientação acadêmica e profissional no BI em saúde da UFBA: novos dispositivos institucionais em tempos de mudança.NOVOS DISPOSITIVOS INSTITUCIONAIS EM TEMPOS DE MUDANÇApt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coFernandes, Sérgio Augusto Franco-
dc.contributor.refereesBairrão, José Francisco Miguel Henriques-
dc.contributor.refereesJane Bernardo, Katia-
dc.contributor.refereesNunes, Mônica de Oliveira-
dc.publisher.departamentUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.publisher.programEstudos Interdisciplinares sobre a universidadept_BR
dc.publisher.initialsEISUpt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Humanaspt_BR
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