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dc.contributor.advisorAquino, Rita Ferreira de-
dc.contributor.authorChaves, Larissa Melo-
dc.creatorChaves, Larissa Melo-
dc.date.accessioned2021-06-20T13:49:04Z-
dc.date.available2021-06-20T13:49:04Z-
dc.date.issued2021-06-20-
dc.date.submitted2021-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33601-
dc.description.abstractEsta pesquisa emerge da experiência no curso de Licenciatura em Dança da UFPA cuja matriz curricular é organizada em disciplinas, de acordo com o Projeto Pedagógico (UFPA, 2011). Analisando as implicações da disciplinarização (MORIN, 2011) para a formação do(a) licenciando(a), apontamos a interdisciplinaridade (FAZENDA, 2012) e a complexidade (MORIN, 2011) como conceitos que colaboram para o estabelecimento de diálogos entre saberes, impulsionando-nos aos novos paradigmas do conhecimento. Sabendo que a Educação Básica – um dos principais âmbitos de atuação do professor(a) – solicita posturas docentes afinadas à dialogicidade (FREIRE, 1987), reconhecemos a importância do desenvolvimento, ainda na licenciatura, de habilidades docentes pautadas em aspectos interdisciplinares. Nesse sentido, surge a hipótese de que o sapateado americano, analisado sob a perspectiva da interdisciplinaridade, apresenta-nos a possibilidade de desenvolvimento de tais habilidades por seu vínculo específico entre Dança e Música. Assim, articulando os elementos da Dança (LABAN, 1978; LOBO e NAVAS, 2007; RENGEL, 2015a) e da Música (ARTAXO e MONTEIRO, 2013; SCHAFER, 2011) presentes na técnica, elaboramos uma proposta didático-metodológica autoral e original intitulada experiência formativa, sendo voltada à Licenciatura em Dança e pautada no jogo (SILVA, 2013) como estratégia metodológica que organiza tal experiência. Fundamentada em um estudo de caso (YIN, 2001), essa vivência traduz-se pela composição de vinte e seis jogos faseados e um jogo de tabuleiro. As reverberações da proposta ao contexto formativo são estudadas a partir das noções de experiência (LARROSA, 2020) e formação (MACEDO, 2014a), aproximando-se de uma provocação curricular (MACEDO, 2017) e de alguns documentos que versam sobre a formação docente, como a BNC-Formação (BRASIL, 2019). A pesquisa, então, adota a revisão bibliográfica, a elaboração da experiência formativa a partir do jogo e a aproximação com alguns documentos legais da Educação como procedimentos metodológicos, resultando na explicitação da contribuição do sapateado à formação de professores de Dança através do material proposto. O intuito é colaborar com as licenciaturas de todo país e ir além, extravasando esse espaço ao propor reflexões mais amplas sobre a Dança na Educação.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectDança - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectDança na educaçãopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectAbordagem interdisciplinar do conhecimentopt_BR
dc.subjectSapateadopt_BR
dc.titleSapateado na formação docente: um diálogo entre jogo e interdisciplinaridade na licenciatura em dança na UFPA.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesOliveira, Maria-
dc.contributor.refereesRengel, Lenira-
dc.publisher.departamentESCOLA DE DANÇApt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DANÇApt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqDançapt_BR
Appears in Collections:Dissertação (PPGDANCA)

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