Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Aquino, Rita Ferreira de | - |
dc.contributor.author | Chaves, Larissa Melo | - |
dc.creator | Chaves, Larissa Melo | - |
dc.date.accessioned | 2021-06-20T13:49:04Z | - |
dc.date.available | 2021-06-20T13:49:04Z | - |
dc.date.issued | 2021-06-20 | - |
dc.date.submitted | 2021 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33601 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa emerge da experiência no curso de Licenciatura em Dança da UFPA cuja matriz curricular é organizada em disciplinas, de acordo com o Projeto Pedagógico (UFPA, 2011). Analisando as implicações da disciplinarização (MORIN, 2011) para a formação do(a) licenciando(a), apontamos a interdisciplinaridade (FAZENDA, 2012) e a complexidade (MORIN, 2011) como conceitos que colaboram para o estabelecimento de diálogos entre saberes, impulsionando-nos aos novos paradigmas do conhecimento. Sabendo que a Educação Básica – um dos principais âmbitos de atuação do professor(a) – solicita posturas docentes afinadas à dialogicidade (FREIRE, 1987), reconhecemos a importância do desenvolvimento, ainda na licenciatura, de habilidades docentes pautadas em aspectos interdisciplinares. Nesse sentido, surge a hipótese de que o sapateado americano, analisado sob a perspectiva da interdisciplinaridade, apresenta-nos a possibilidade de desenvolvimento de tais habilidades por seu vínculo específico entre Dança e Música. Assim, articulando os elementos da Dança (LABAN, 1978; LOBO e NAVAS, 2007; RENGEL, 2015a) e da Música (ARTAXO e MONTEIRO, 2013; SCHAFER, 2011) presentes na técnica, elaboramos uma proposta didático-metodológica autoral e original intitulada experiência formativa, sendo voltada à Licenciatura em Dança e pautada no jogo (SILVA, 2013) como estratégia metodológica que organiza tal experiência. Fundamentada em um estudo de caso (YIN, 2001), essa vivência traduz-se pela composição de vinte e seis jogos faseados e um jogo de tabuleiro. As reverberações da proposta ao contexto formativo são estudadas a partir das noções de experiência (LARROSA, 2020) e formação (MACEDO, 2014a), aproximando-se de uma provocação curricular (MACEDO, 2017) e de alguns documentos que versam sobre a formação docente, como a BNC-Formação (BRASIL, 2019). A pesquisa, então, adota a revisão bibliográfica, a elaboração da experiência formativa a partir do jogo e a aproximação com alguns documentos legais da Educação como procedimentos metodológicos, resultando na explicitação da contribuição do sapateado à formação de professores de Dança através do material proposto. O intuito é colaborar com as licenciaturas de todo país e ir além, extravasando esse espaço ao propor reflexões mais amplas sobre a Dança na Educação. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Dança | pt_BR |
dc.subject | Dança - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Dança na educação | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Abordagem interdisciplinar do conhecimento | pt_BR |
dc.subject | Sapateado | pt_BR |
dc.title | Sapateado na formação docente: um diálogo entre jogo e interdisciplinaridade na licenciatura em dança na UFPA. | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referees | Oliveira, Maria | - |
dc.contributor.referees | Rengel, Lenira | - |
dc.publisher.departament | ESCOLA DE DANÇA | pt_BR |
dc.publisher.program | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DANÇA | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Dança | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGDANCA)
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