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dc.contributor.advisorRengel, Lenira Peral-
dc.contributor.authorDaniel, Marília-
dc.creatorDaniel, Marília-
dc.date.accessioned2021-06-16T13:01:51Z-
dc.date.available2021-06-16T13:01:51Z-
dc.date.issued2021-06-16-
dc.date.submitted2021-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33578-
dc.description.abstractA dissertação “(Re)descobrindo o Corpo na Dança: ações educacionais emancipatórias com grupos da terceira idade”, vinculada à linha de pesquisa “Dança, corpo e cognição do PPG Dança – UFBA”, tem como objetivo fomentar processos emancipatórios em mulheres que se autodenominam da terceira idade ou “idosas”, residentes do município de Araras (SP), a partir de experiências artístico-educacionais através da dança. A proposta discute de que modo a dança, no “pensamento contemporâneo” e nas experiências do mundo atual, pode contribuir para o empoderamento e o reconhecimento do processo de envelhecimento, princípios centrais das formas de emancipação dessas mulheres. Neste sentido, este modo de “agir-pensar” é trazido como experiências de (se) conhecer/autoconhecer, em constantes trocas de saberes, gerando, inclusive, perspectivas de resistência político-social. A pesquisa, portanto, se constitui em vivências com dança, relacionando referenciais que transversalizam as ações pedagógicas emancipadas, junto ao compartilhamento com as participantes. Neste trabalho, tais ações foram descritas e analisadas, incluindo os procedimentos metodológicos que incentivaram o fazer em dança, de maneira que as potências de cada mulher fossem reconhecidas, questionando, finalmente, um conjunto de estereótipos e discriminações. No ano de 2020, em particular, esta pesquisa encontrou maneiras remotas de permanecer viva durante à pandemia do “novo coronavírus”. Os principais referenciais utilizados foram GOMES (2012) sobre uma proposta emancipatória do corpo; AGAMBEN (2009) com o conceito de “ser contemporâneo”; ARRUZZA; BHATTACHARYA; FRASER (2019) em discussões sobre o empoderamento feminino. Para tratar questões ao corpo enquanto potência, referencio SANTOS (2007-2010) e MACHADO (2008-2017); DOWBOR (2007) é um dos aportes para as estratégias metodológicas. Os resultados da pesquisa mostraram a importância de se refletir sobre o processo de envelhecimento para que a dança seja compartilhada também com a terceira idade e reverter ideias estigmatizadas e discriminatórias sobre a velhice. Incentivar (e participar de) ações de empoderamento colabora para que essas mulheres se apropriem de suas próprias histórias, em seus contextos sociais. Considera-se, por fim, que a pesquisa contribui para o desenvolvimento e produção de conhecimento em dança na terceira idosa, campo de investigação ainda incipiente e em formação no Brasil.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectDança - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectDança para mulherespt_BR
dc.subjectEnvelhecimentopt_BR
dc.subjectVelhice - Aspectos sociaispt_BR
dc.title(Re) descobrindo o corpo na dança: ações educacionais emancipatórias com grupos da terceira idadept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesMachado, Lara-
dc.contributor.refereesSilva, Dulce-
dc.publisher.departamentESCOLA DE DANÇApt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DANÇApt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqDançapt_BR
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