Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/33573
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Novas experiências de consumo por e-commerce durante a pandemia em Salvador
Autor : Cruz, Igor
metadata.dc.creator: Cruz, Igor
Resumen : Esta pesquisa visa explorar o comportamento de consumo do consumidor brasileiro de comércio eletrônico em suas mudanças, tendências e resiliência durante a pandemia de coronavírus no Brasil nos anos de 2020 e 2021, tendo em vista o impacto do contexto econômico-social e sanitário do período e das medidas restritivas de fechamento do comércio local. Para isto foram realizados estudos de casos múltiplos por meio de entrevistas semiestruturadas com sete consumidores residentes em Salvador escolhidos por diferenças de perfis previamente classificados (diferentes faixas etárias: jovem, meia-idade e idoso; tipos de estabilidade de renda durante a pandemia: renda estável e renda instável). O consumo foi dividido entre compras de bens físicos e de bens e serviços digitais. É analisado o histórico de consumo por e-commerce (na modalidade business to consumer) dos entrevistados antes da pandemia, durante o período de vigência das primeiras medidas restritivas de fechamento do comércio (entre março e julho de 2020) e após a reabertura dos comércios em julho de 2020 até maio de 2021. A análise dos casos indica a existência de um grande impacto de variáveis associadas à pandemia sobre o consumo por e-commerce dos entrevistados (principalmente ansiedade induzida pelo isolamento social, medo de contaminação pelo vírus e fechamento dos comércios), a existência de uma tendência de redução das compras presenciais, um maior apego à experiência de compras presenciais entre consumidores maduros e um potencial de crescimento do consumo entre jovens com aumento de renda. É identificado o custo de frete como uma grande barreira para a elevação das possibilidades de consumo.
This research aims to explore the consumption behavior of the Brazilian consumer of ecommerce in its changes, trends and resilience during the coronavirus pandemic in Brazil in the years 2020 and 2021, in view of the impact of the economic-social and health context of the period and of the restrictive measures of the government. For this purpose, multiple case studies were carried out through semi-structured interviews with seven consumers resident in Salvador chosen by differences in previously classified profiles (different age groups: young, middleaged and elder; types of income stability during the pandemic: stable income and unstable income). Consumption was divided between purchases of physical goods and digital goods and services. The e-commerce consumption of respondents (business to consumer type) is analyzed in three stages: before the pandemic, during the period of validity of the first restrictive measures (between March and July 2020) and after the first reopening of face-to-face commerce in July 2020 until May of 2021. The analysis of the cases indicates the existence of a great impact of variables associated with the pandemic on the consumption by e-commerce of the interviewees (mainly anxiety induced by social isolation, fear of contamination by the virus and the commerce spots closed), the existence of a trend of reducing the face-to-face purchases, a greater attachment to the face-to-face shopping experience among mature consumers and a potential for growth in consumption among young people with increased income. The freight cost is identified as a major barrier to increase consumption possibilities.
Palabras clave : Comportamento
Consumidor
Pandemia
Covid-19
E-commerce
Comércio eletrônico
Salvador
Shoppings
Consumo presencial
Economia comportamental
Brasil
Bens digitais
metadata.dc.subject.cnpq: 6.03.08.02-8 Economia do Consumidor
6.03.07.02-1 Mudança Tecnológica
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33573
Fecha de publicación : 15-jun-2021
Aparece en las colecciones: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Ciências Econômicas (FCE)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
NOVAS EXPERIENCIAS DE CONSUMO POR E-COMMERCE DURANTE A PANDEMIA EM SALVADOR.pdf938,3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.