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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/33571
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Bezerra, Antônia | - |
dc.contributor.author | Santos, Kátia Letícia | - |
dc.creator | Santos, Kátia Letícia | - |
dc.date.accessioned | 2021-06-15T13:54:44Z | - |
dc.date.available | 2021-06-15T13:54:44Z | - |
dc.date.issued | 2021-06-15 | - |
dc.date.submitted | 2020-12-22 | - |
dc.identifier.other | 792.028 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33571 | - |
dc.description.abstract | As memórias de um povo narradas de forma escrita ou oral pelas mulheres revelam dinâmicas raciais e se constituem como mote para processos criativos em dramaturgias e encenações. Centrado nas experiências, na linguagem, na estética, nos discursos e elementos culturais de mulheres em quatro comunidades, sendo duas de ascendência africana, Parque Florestal, no município de Camaçari, e Quilombo do Dandá, em Simões Filho, ambas na Região Metropolitana de Salvador; e duas no continente africano, Achada Grande Frente e Rabelados Espinho Branco, localizadas na Ilha de Santiago, em Cabo Verde, a investigação conclama estes conhecimentos como proposição epistêmica em interação com os conhecimentos academicamente sistematizados. Nesse sentido, referencia-se ideologicamente no Pan-africanismo e tem, como base epistemológica a Afrocentricidade, em um diálogo com o Mulherismo Afrikana para uma compreensão racialmente centralizada das dinâmicas dessas mulheres, ao mesmo tempo em que se engaja em perspectivas teatrais, filosóficas, antropológicas, históricas e literárias. O percurso se reverbera de modo prático através de entrevistas orais como também com oficinas de escrita narrativa que, no seu itinerário metodológico, experimenta o Corpo Oráculo, uma série de exercícios guiados pela cosmosensação africana, como caminho de acesso às memórias e produção ritualizada de escritas autobiográficas. Nesse processo, as narrativas das mulheres incitam a criação de obras literárias, visuais e cênicas, sugerindo, no seu decurso, a proposição da Dramaturgia da Renascença Preta que, motivada pelo Renascimento Africano, busca por contribuir com as tantas possibilidades de se pensar o teatro negro | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - FAPESB | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Narrativas Biográficas | pt_BR |
dc.subject | Dramaturgia Teatral | pt_BR |
dc.subject | Mulherismo Afrikana | pt_BR |
dc.subject | Afrocentricidade | pt_BR |
dc.title | Vozes do Porvir - Narrativas Subterrâneas e Dramaturgias Latentes: Processos de criação e dinâmicas raciais com mulheres preta em comunidades do Brasil e Cabo Verde | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referees | Dumas, Alexandra | - |
dc.contributor.referees | Andrade, Rutte | - |
dc.publisher.departament | Escola de Teatro | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas | pt_BR |
dc.publisher.initials | PPGAC | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Artes Cênicas | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGAC) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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