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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBezerra, Antônia-
dc.contributor.authorSantos, Kátia Letícia-
dc.creatorSantos, Kátia Letícia-
dc.date.accessioned2021-06-15T13:54:44Z-
dc.date.available2021-06-15T13:54:44Z-
dc.date.issued2021-06-15-
dc.date.submitted2020-12-22-
dc.identifier.other792.028-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33571-
dc.description.abstractAs memórias de um povo narradas de forma escrita ou oral pelas mulheres revelam dinâmicas raciais e se constituem como mote para processos criativos em dramaturgias e encenações. Centrado nas experiências, na linguagem, na estética, nos discursos e elementos culturais de mulheres em quatro comunidades, sendo duas de ascendência africana, Parque Florestal, no município de Camaçari, e Quilombo do Dandá, em Simões Filho, ambas na Região Metropolitana de Salvador; e duas no continente africano, Achada Grande Frente e Rabelados Espinho Branco, localizadas na Ilha de Santiago, em Cabo Verde, a investigação conclama estes conhecimentos como proposição epistêmica em interação com os conhecimentos academicamente sistematizados. Nesse sentido, referencia-se ideologicamente no Pan-africanismo e tem, como base epistemológica a Afrocentricidade, em um diálogo com o Mulherismo Afrikana para uma compreensão racialmente centralizada das dinâmicas dessas mulheres, ao mesmo tempo em que se engaja em perspectivas teatrais, filosóficas, antropológicas, históricas e literárias. O percurso se reverbera de modo prático através de entrevistas orais como também com oficinas de escrita narrativa que, no seu itinerário metodológico, experimenta o Corpo Oráculo, uma série de exercícios guiados pela cosmosensação africana, como caminho de acesso às memórias e produção ritualizada de escritas autobiográficas. Nesse processo, as narrativas das mulheres incitam a criação de obras literárias, visuais e cênicas, sugerindo, no seu decurso, a proposição da Dramaturgia da Renascença Preta que, motivada pelo Renascimento Africano, busca por contribuir com as tantas possibilidades de se pensar o teatro negropt_BR
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - FAPESBpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectNarrativas Biográficaspt_BR
dc.subjectDramaturgia Teatralpt_BR
dc.subjectMulherismo Afrikanapt_BR
dc.subjectAfrocentricidadept_BR
dc.titleVozes do Porvir - Narrativas Subterrâneas e Dramaturgias Latentes: Processos de criação e dinâmicas raciais com mulheres preta em comunidades do Brasil e Cabo Verdept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesDumas, Alexandra-
dc.contributor.refereesAndrade, Rutte-
dc.publisher.departamentEscola de Teatropt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Cênicaspt_BR
dc.publisher.initialsPPGACpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqArtes Cênicaspt_BR
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