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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Márcia Virgínia Mignac da-
dc.contributor.authorMelo, Seomara Ribeiro de-
dc.creatorMelo, Seomara Ribeiro de-
dc.date.accessioned2021-06-14T01:19:17Z-
dc.date.available2021-06-14T01:19:17Z-
dc.date.issued2021-06-13-
dc.date.submitted2020-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33563-
dc.description.abstractO estudo trata das contribuições da improvisação nas aulas de dança nos anos iniciais do ensino fundamental e busca analisar de que forma essa abordagem na escola pode proporcionar novos caminhos de investigação e criação para o aluno, além de contribuir com a formação de indivíduos propositores e responsivos, capazes de interagir ativamente com o mundo que os cerca. A hipótese que aqui se levanta afirma a improvisação em dança como ação artístico-pedagógica e política capaz de contribuir para o desenvolvimento de potencialidades expressivas e criativas na criança e no favorecimento da sua potência de agir, uma vez que incentiva o educando a buscar estratégias corporais singulares e autônomas por meio da motivação para a experimentação de vivências corporais e outras possibilidades de mover-se em dança, assim como outras descobertas de ser e estar com o outro no mundo. Para compreender as relações estabelecidas, o referencial teórico prioriza a Teoria Corpomídia (KATZ; GREINER, 2005) e os pressupostos da Embodied Cognition (VARELA; THOMPSON; ROSCH, 2003) em diálogo com autores como Lakoff e Johnson (1999), Noë (2006), Damásio (2012), Kastrup (2001, 2005, 2007), Bondía (2002), Martins (1999, 2002), entre outros. O reconhecimento da improvisação como um processo de comunicação e construção de conhecimento capaz de proporcionar uma aprendizagem inventiva, crítica e transformadora norteou a construção deste estudo. Para melhor exploração do tema, a metodologia adotada baseou-se em uma abordagem qualitativa (MINAYO, 2004), de natureza exploratória (GIL, 2017) e pesquisa-ação, que envolve pesquisa bibliográfica e de campo (SANTOS, 2015), na qual quatro escolas selecionadas se configuraram como unidades de análise. Para tanto, foram adotados o questionário aberto e a entrevista semiestruturada como instrumentos de coleta de dados, associados ao registro de vídeos e à observação de docentes que atuam no âmbito escolar como professores de dança nos anos iniciais do ensino fundamental e fazem uso da improvisação em processos pedagógicos. Os dados coletados foram interpretados e correlacionados aos referenciais teóricos, o que possibilitou o aprofundamento e trouxe reflexões a respeito da proposta do estudo. A improvisação tem sido objeto de investigação em pesquisas acadêmicas, porém ainda há uma lacuna na produção científica que a relacione à práxis pedagógica na escola, sobretudo quanto aos conteúdos abordados na disciplina dança. Espera- se, com esta pesquisa, contribuir para a ampliação do conhecimento no campo da improvisação em dança no âmbito escolar, ao promover o diálogo acerca do corpo e movimento no processo de ensino-aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectImprovisação (Arte)pt_BR
dc.subjectDança na educaçãopt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.titleA improvisação em dança no chão da escola: reinventando contextos e existências.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesMachado, Adriana-
dc.contributor.refereesAlbuquerque, Iara-
dc.publisher.departamentESCOLA DE DANÇApt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DANÇApt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqDançapt_BR
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