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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/33562
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Schaffener, Carmem Paternostro | - |
dc.contributor.author | Souza, Valdimere Pereira de | - |
dc.creator | Souza, Valdimere Pereira de | - |
dc.date.accessioned | 2021-06-14T01:09:06Z | - |
dc.date.available | 2021-06-14T01:09:06Z | - |
dc.date.issued | 2021-06-13 | - |
dc.date.submitted | 2018 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33562 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho propõe entender por quais narrativas são atravessadas as escolhas estéticas de performers negras. Muitas vezes entendidas como militantes ou ativistas sociais, as artistas negras atuam pela presença criada a partir da experiência de seus corpos de negras negados e não por meio de discursos panfletários. A produção artística de mulheres negras nesse cenário de polifonia ganha destaque. Através da linguagem da performance podemos perceber a circulação de discursos presentificados nos corpos como política anti-racista, cujos textos se conectam com realidades diaspóricas, transculturais. Essas artistas ressignificam o uso dos adjetivos e imagens atribuídas a mulheres negras. Criam-se novas linhas de reflexão sobre as memórias, histórias e estéticas negras e dessa narrativa surge uma produção artística que instaura e inaugura o corpo negro feminino como potência cênica ao utilizarem suas dramaturgias. Com seus corpos de negras se apresentam e subvertem todas essas lógicas hegemônicas, ao colocar em questão toda uma estrutura para debater um lugar de produção e comunicação de arte a partir de um discurso racial e de um modo de fazer que invisibiliza seus corpos. As dramaturgias aqui são elementos importantes para deslocar os modos e maneiras modalizantes do lugar dos corpos negros na cultura e arte. Assim como, para acessar esses imaginários e disparadores performáticos pautados na experiência de existência que esgarça o pensamento hegemônico europeizado nas artes, em especial das belas artes. Promovendo também outras inserções e inscrições para a produção de conhecimento em perfomance. A fim utilizar suas dramaturgias de vida como convocatórias de poéticas e políticas negras na cena artística trataremos do conceito incômodos cinestésicos. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Dança | pt_BR |
dc.subject | Dramaturgia | pt_BR |
dc.subject | Performance (Arte) | pt_BR |
dc.subject | Negros na arte | pt_BR |
dc.subject | Negras - Identidade racial | pt_BR |
dc.subject | Negras - Brasil - História | pt_BR |
dc.title | Como fala de coisas invisíveis? Dramaturgias de vidas negras como convocatórias estética nas performances de mulheres negras. | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referees | Oliveira, Nadir | - |
dc.contributor.referees | Mignac, Márcia | - |
dc.publisher.departament | ESCOLA DE DANÇA | pt_BR |
dc.publisher.program | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DANÇA | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Dança | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGDANCA) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Dissertação Valdimere souza.pdf | 3,19 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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