Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/33560
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Schaffner, Carmen Paternnostro | - |
dc.contributor.author | Coutinho, Eberth Vinícius Lima | - |
dc.creator | Coutinho, Eberth Vinícius Lima | - |
dc.date.accessioned | 2021-06-14T00:43:34Z | - |
dc.date.available | 2021-06-14T00:43:34Z | - |
dc.date.issued | 2021-06-13 | - |
dc.date.submitted | 2018 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33560 | - |
dc.description.abstract | O trabalho aborda, inicialmente, inquietações sobre gênero e sexualidades através da dança e da performance: O solo “XL,” uma releitura do ballet Giselle, onde ao invés de buscar a conformação aos rígidos modelos impostos pela tradição, propus uma reflexão sobre os vários padrões que constrangem a existência humana, dentre eles, a interpretação da protagonista: Eu, homossexual, negro e morador da periferia de Salvador encarnaria Giselle. Para refletir sobre os papéis bem definidos na dança, ligados à fatores anatômicos e fisiológicos que ecoam mensagens de dominação e naturalizam hierarquias, encontro suporte teórico na obra “Dança, gênero e sexualidades” de Judith Hannah (1999). Em seguida, escrevo sobre a “Cena Queer” - Encontro de trabalhos de dança/performance no trânsito com outras linguagens (audiovisual, música e artes plásticas), exibidos numa série de apresentações em espaços alternativos e teatros de Salvador, onde o corpo é o discurso estético e político em recusa a normatividade. A partir dessas ações surgiam a necessidade de amparo teórico para aprofundar a discussão sobre gênero e sexualidade e, assim, iniciei um contato com textos de autores como Butler (1990), Preciado (2000) e Colling (2003), fundamentais para o desenvolvimento da escrita, guiada pela metodologia da Etnologia implicada (MACEDO, 2012), finalizo o trabalho refletindo e elaborando um pensamento crítico para pensamos em arte dissidente de gênero e sexualidades em diálogo com os estudos queer produzidas no Brasil através do contato com a produção artística e teórica da ensaísta e performer Jota Mombaça ou Monstra Errátika, e das artistas Michelle Mattiuzzi e Pêdra Costa. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Dança | pt_BR |
dc.subject | Performance (Arte) | pt_BR |
dc.subject | Teoria Queer | pt_BR |
dc.subject | Identidade de gênero | pt_BR |
dc.subject | Identidade sexual na dança | pt_BR |
dc.title | Cena queer: danças e performances desobedientes às normas de gênero e sexualidade. | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referees | Amoroso, Daniela | - |
dc.contributor.referees | Colling, Leandro | - |
dc.publisher.departament | ESCOLA DE DANÇA | pt_BR |
dc.publisher.program | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DANÇA | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Dança | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGDANCA) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação Eberth Vinícius Lima Coutinho (1).pdf | 5,48 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.