Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/33556
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMatos, Lúcia Helena Alfredi de-
dc.contributor.authorSampaio, Hildegarda Borges-
dc.creatorSampaio, Hildegarda Borges-
dc.date.accessioned2021-06-13T23:45:47Z-
dc.date.available2021-06-13T23:45:47Z-
dc.date.issued2021-06-13-
dc.date.submitted2020-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33556-
dc.description.abstractEsta pesquisa analisa alguns agenciamentos decorrentes de micropolíticas geradas pelo Núcleo do Dirceu (ND), a partir não só das ações performativas da obra 1000 Casas, mas também das micropolíticas produzidas pelos artistas do ND nas composições e atravessamentos estabelecidos com a comunidade do bairro Dirceu e a cidade, durante o processo de criação da obra, no período de 2011 a 2012. A dança é aqui discutida a partir destas condições, atravessada por questões de ordens molar e molecular próprias desse território sertão. O percurso cartográfico desta escrita aborda os agenciamentos presentes nas interações e experiências de alguns sujeitos envolvidos na performance; discutindo a construção de outros modos de subjetivação a partir dos seus processos criativos/formativos enquanto artistas, pautados pelas questões e tensões do fazer político nas relações entre arte e vida, público e privado, artista e espectador. O referencial metodológico baseia-se na pesquisa qualitativa e participativa, de caráter pesquisa-intervenção, com ênfase no método cartográfico e nos ajuda a discutir algumas pistas encontradas no processo que contribuíram para a identificação, tensionamento e compreensão dos modos de referência que singularizam o cenário da dança contemporânea em Teresina e as experiências produzidas à luz de Gilles Deleuze e Félix Guattari (2012) Suely Rolnik e Félix Guattari (2011) com os conceitos de micropolíticas, macropolítica e agenciamentos. As considerações apresentadas nesta análise apontam a CASA como o espaço dos acontecimentos, um espaço capaz de reorganizar suas informações a partir de elementos preexistentes em atualizações constantes com o contexto, criando novas formas de (re)existir. Essa perspectiva nos ajuda a perceber que ressignificar esse espaço via arte demanda implicação, ocupação, desejo e agenciamentos entre as dimensões dos sujeitos e do contexto, pautados num posicionamento crítico; no qual o que está dado pode ser tensionado a partir do corpo e seus atravessamentos cotidianos.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCartografiaspt_BR
dc.subjectComposiçõespt_BR
dc.subjectMicropolíticaspt_BR
dc.subjectNúcleo do Dirceupt_BR
dc.subject1000 Casaspt_BR
dc.titleMicropolíticas da Composição: cartografias do Núcleo do Dirceu e seus agenciamentos para a dança contemporânea em Teresinapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesSilva, Márcia-
dc.contributor.refereesGadelha, Rosa-
dc.publisher.departamentESCOLA DE DANÇApt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DANÇApt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGDANCA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_Hildegarda Sampaio - PDF.pdf1,85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Dissertação_Hildegarda Sampaio - PDF.pdf1,85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.