Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/33550
Tipo: Dissertação
Título: Andar e caminhar: comunidades ancestrais afroequatorianas Carondelet e Mascarilla e a luta pelo território
Autor(es): Amorim, Cristiano Celestino Dourado Borges
Autor(es): Amorim, Cristiano Celestino Dourado Borges
Abstract: Esta dissertação investigou a situação contemporânea das comunidades ancestrais afroequatorianas, com foco em duas comunidades: Carondelet, no cantão San Lorenzo, na província de Esmeraldas, e Mascarilla, no cantão Mira, Vale do Chota, província de Carchi. Os países da América Latina têm em comum uma história de construção de nação que passa pelo papel dos povos de origem africana na formação da sociedade e produção de riqueza e cultura nesses países. Contudo, tal contribuição, quando reconhecida pelos países latinos, não vem associada ao pleno exercício da cidadania, mas sim de um sistemático processo de opressão, exclusão e de desigualdades significativas fruto, sobretudo, do racismo estrutural que conforma estas sociedades. No Equador, a luta contra a escravidão ocupa papel central na construção do país. Esta dissertação conta um pouco desta história. Após o fim da escravidão, ao logo da história e na contramão desta opressão, as comunidades ancestrais afroequatorianas foram capazes de manter sua existência e valores, com organização própria em defesa dos direitos de cidadania, que lhes asseguraram reprodução física, social, econômica e cultural nos territórios ancestrais. Esses territórios são habitados por grupos com identidade étnico-racial que desenvolveram estratégias para continuarem a existir nos seus espaços geográficos, tendo como referência central o território.
Esta disertación investigó la situación contemporánea de las comunidades ancestrales afroecuatorianas con un enfoque en dos comunidades: Carondelet, en el Cantón San Lorenzo, en la província de Esmeraldas, y Mascarilla en el cantón Mira, Valle de Chota, província de Carchi. Los países latinoamericanos comparten una historia de construcción nacional que incluye el papel de los pueblos de origen africano en la configuración de la sociedad y en la producción de riqueza y cultura en estos países. Sin embargo, este aporte, cuando es reconocido por los países latinos, no está asociado al ejercicio pleno de la ciudadanía, sino a un proceso sistemático de opresión, exclusión y desigualdades significativas. En Ecuador, la lucha contra la esclavitud juega un papel central en la construcción del país. Esta disertación cuenta un poco de esa historia. Luego del fin de la esclavitud y a lo largo de la historia y frente a esta opresión, las comunidades ancestrales afroecuatorianas lograron mantener su existencia y sus valores, con una organización propia en defensa de los derechos ciudadanos, que garantizaban los derechos físicos, sociales, económicos y culturales en los territorios ancestrales. Estos territorios están habitados por grupos con identidad étnico-racial que desarrollaron estrategias para seguir existiendo en sus espacios geográficos, con el territorio como referente central.
This thesis investigated the contemporary situation of Afro-Ecuadorian ancestral communities with a focus on two communities: Carondelet, in Canton San Lorenzo, in the province of Esmeraldas, and Mascarilla, in Canton Mira, Vale do Chota, province of Carchi. The latin american countries have in common a national history building that includes the role of peoples of african origin in the formation of society and the production of wealth and culture in these countries. However, this contribution, when recognized by the latin countries, is not associated with the full exercise of citizenship, but with a systematic process of oppression, exclusion and significant inequalities, mainly due to the structural racism that shapes these societies. In Ecuador, the fight against slavery plays a central role in the construction of the country. This dissertation tells a little of this story. After the end of slavery, and throughout history and against this oppression, afro-ecuadorian ancestral communities were able to maintain their existence and values, with their own organization in defense of citizenship rights, which ensured physical, social, economic and cultural in ancestral territories. These territories are inhabited by groups with ethnic-racial identity who developed strategies to continue to exist in their geographical spaces, having the territory as their central reference. Keywords: afro-ecuadorian ancestral communities; quilombo; Ecuador; slavery; Carondelet e Mascarilla.
Palavras-chave: Territórios ancestrais afroequatorianos
Quilombo
Escravidão
Equador
Carondelet
Mascarilla
Territórios ancestrales afroecuatorianas
Palenques
Ecuador
Esclavitud
Afro-ecuadorian ancestral communities
CNPq: Ciências Humanas
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Antropologia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33550
Data do documento: 11-Jun-2021
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AMORIM, Cristiano Celestino Dourado Borges Amorim. Dissertação.pdf4,34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.