Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/33523
Tipo: Outros
Título: Conforto Acústico: construção de maquete de sala de aula
Autor(es): Miranda, Tarciane Machado
Neves, Clara Letícia Silva
Moreno, Abigail Ferreira da Silva
Masson, Maria Lúcia Vaz
Autor(es): Miranda, Tarciane Machado
Neves, Clara Letícia Silva
Moreno, Abigail Ferreira da Silva
Masson, Maria Lúcia Vaz
Abstract: Introdução: pesquisas apontam que o tratamento acústico de uma classe resulta em diminuição dos tempos de reverberação, menores níveis de intensidade vocal, aumento da inteligibilidade de fala, melhoria na prosódia e qualidade vocal docente. O modelo tridimensional (ou maquete) pode ser definido como ferramenta de estudo para conceber, representar e apresentar um projeto. Ressalta-se que sua utilização didática em qualquer nível de ensino pode constituir um benefício para professores e alunos, sendo uma estratégia de Educação em Saúde, permitindo a instrumentalização para os cuidados de uma vida mais saudável. Objetivos: propiciar um diálogo ilustrativo, direto e consistente com professores, alunos e comunidade em geral, de modo a difundir informações sobre a importância da qualidade de vida no ambiente de trabalho docente, por meio do conforto acústico. Métodos: trata-se da elaboração e construção de uma maquete arquitetônica de uma sala de aula, com a reprodução das características acústicas nas condições sem revestimento e com revestimento sustentável, constituída pelos seguintes processos: a) contratação de serviço profissional para a confecção da maquete; b) utilização da planta baixa e elaboração do desenho técnico da sala a ser representada; b) criação de imagens e vídeo tridimensionais por profissional especializado; c) produção e construção da maquete física; d) difusão da maquete e do modelo de revestimento sustentável nos canais do grupo TRASSADO. Resultados: obtiveram-se três produtos com o projeto: o protótipo da maquete; imagens e vídeo de modelagem tridimensionais para divulgação nas redes; e aquisição de materiais de revestimento acústico de uma sala de aula. Conclusão: a elaboração da maquete arquitetônica constitui-se como uma valiosa ferramenta para sensibilização da comunidade sobre a importância do condicionamento acústico de salas de aula, visando a melhoria das condições de trabalho docente, particularmente da saúde vocal e do processo de ensino-aprendizagem.
Palavras-chave: Voz
Docentes
Ruído
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33523
Data do documento: 31-Mai-2021
Aparece nas coleções:Relatório de Pesquisa (PAEXDoc)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Relatório final_Conforto Acústico_PAEXDOC_2020_RI-UFBA.pdf1,48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.