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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMiranda, Tarciane Machado-
dc.contributor.authorNeves, Clara Letícia Silva-
dc.contributor.authorMoreno, Abigail Ferreira da Silva-
dc.contributor.authorMasson, Maria Lúcia Vaz-
dc.creatorMiranda, Tarciane Machado-
dc.creatorNeves, Clara Letícia Silva-
dc.creatorMoreno, Abigail Ferreira da Silva-
dc.creatorMasson, Maria Lúcia Vaz-
dc.date.accessioned2021-05-31T18:52:27Z-
dc.date.available2021-05-31T18:52:27Z-
dc.date.issued2021-05-31-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33523-
dc.descriptionPlano de trabalho vinculado ao projeto de extensão registrado no SIATEX sob o no. 8223: Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor. Grupo TRASSADO-UFBA (Trabalho e Saúde Docente).pt_BR
dc.description.abstractIntrodução: pesquisas apontam que o tratamento acústico de uma classe resulta em diminuição dos tempos de reverberação, menores níveis de intensidade vocal, aumento da inteligibilidade de fala, melhoria na prosódia e qualidade vocal docente. O modelo tridimensional (ou maquete) pode ser definido como ferramenta de estudo para conceber, representar e apresentar um projeto. Ressalta-se que sua utilização didática em qualquer nível de ensino pode constituir um benefício para professores e alunos, sendo uma estratégia de Educação em Saúde, permitindo a instrumentalização para os cuidados de uma vida mais saudável. Objetivos: propiciar um diálogo ilustrativo, direto e consistente com professores, alunos e comunidade em geral, de modo a difundir informações sobre a importância da qualidade de vida no ambiente de trabalho docente, por meio do conforto acústico. Métodos: trata-se da elaboração e construção de uma maquete arquitetônica de uma sala de aula, com a reprodução das características acústicas nas condições sem revestimento e com revestimento sustentável, constituída pelos seguintes processos: a) contratação de serviço profissional para a confecção da maquete; b) utilização da planta baixa e elaboração do desenho técnico da sala a ser representada; b) criação de imagens e vídeo tridimensionais por profissional especializado; c) produção e construção da maquete física; d) difusão da maquete e do modelo de revestimento sustentável nos canais do grupo TRASSADO. Resultados: obtiveram-se três produtos com o projeto: o protótipo da maquete; imagens e vídeo de modelagem tridimensionais para divulgação nas redes; e aquisição de materiais de revestimento acústico de uma sala de aula. Conclusão: a elaboração da maquete arquitetônica constitui-se como uma valiosa ferramenta para sensibilização da comunidade sobre a importância do condicionamento acústico de salas de aula, visando a melhoria das condições de trabalho docente, particularmente da saúde vocal e do processo de ensino-aprendizagem.pt_BR
dc.description.sponsorshipPROEXT-UFBA. Edital PAEXDoc 2020 - Tessituras: Apoio a Atividades de Extensão não-presenciais durante o Semestre Suplementar.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectVozpt_BR
dc.subjectDocentespt_BR
dc.subjectRuídopt_BR
dc.titleConforto Acústico: construção de maquete de sala de aulapt_BR
dc.typeOutrospt_BR
dc.description.localpubSalvador, BApt_BR
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