https://repositorio.ufba.br/handle/ri/33491
Tipo: | Tese |
Título: | Organizações, sistemas adaptativos complexos e aprendizagem: uma relação possível |
Autor(es): | Carvalho, Iêda Matos Freire de |
Autor(es): | Carvalho, Iêda Matos Freire de |
Abstract: | O objeto do presente estudo é a tessitura de relações entre Organizações, Sistemas Adaptativos Complexos e Aprendizagem, partindo de uma questão primeira: é possível estabelecer relação entre organizações, sistemas adaptativos complexos e
aprendizagem? Para responder a questão e formular as conclusões, foi realizada pesquisa bibliográfica e autobiográfica, visto que, o recorte temático feito pela pesquisadora deu-se em razão de sua experiência profissional como educadora especializada ambientes organizacionais. A temática de estudo é relevante para o campo organizacional e educacional e a investigação teórica inédita objetivou analisar os referidos temas, com ênfase nas dimensões conceituais e históricas, para identificar seus limites e possibilidades. A análise multirreferencial permitiu combinar o referencial teórico e a experiência da pesquisadora, para desenvolver o design das
relações pretendidas. A abordagem qualitativa, guiou o processo investigativo e se reflete na pesquisa bibliográfica e as suas elaborações relacionais respondem à pergunta matricial e apresentam seus limites e possibilidades, dentre elas a sociocognição. A comunicação científica foi escrita a partir das relações estabelecidas entre referencial teórico e a experiência da pesquisadora, gerando um texto próprio e apropriado. ABSTRACT The object of this study is the relationship between Organizations, Complex Adaptive Systems and Learning. It starts with a question: is it possible to establish a relationship between organizations, complex adaptive systems and learning? To answer it and to formulate conclusions, a bibliographic and autobiographical research was carried out, considering that the thematic cut made by the researcher was related to her professional experience as a specialized educator in organizational environments. The study theme is relevant to the organizational and educational field, and the unprecedented theoretical investigation aimed to analyze these themes, emphasizing the conceptual and historical dimensions, identifying their limits and possibilities. The multi-referential analysis allowed combinations between the theoretical framework and the researcher's experience, to develop the design of the intended relationships. The qualitative approach guided the investigative process, which reflects on the bibliographic research. Its relational elaborations answer the matrix question and present its limits and possibilities, among them sociocognition. Scientific communication was written based on the relationships established between theoretical framework and the researcher's experience, generating a proper and appropriate text. |
Palavras-chave: | Organizações Sistemas adaptativos complexos Aprendizagem Sociocognição Aprendizagem organizacional Relações interorganizacionais Cognição – Aspectos sociais Organizations Complex adaptive systems Learning Sociocognition |
CNPq: | Educação |
País: | Brasil |
Sigla da Instituição: | UFBA/FACED |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-graduação Multi-institucional em Difusão do Conhecimento |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33491 |
Data do documento: | 26-Mai-2021 |
Aparece nas coleções: | Tese (PPGDC) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tese Ieda Carvalho.pdf | 1,12 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.