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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCoelho, Maria Thereza Ávila Dantas-
dc.contributor.authorCarvalho, Vinicius Pereira de-
dc.creatorCarvalho, Vinicius Pereira de-
dc.date.accessioned2021-05-24T23:05:33Z-
dc.date.issued2021-05-24-
dc.date.submitted2021-04-30-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33483-
dc.description.abstractAs Práticas Integrativas e Complementares compreendem racionalidades médicas e recursos terapêuticos envolvidos nos processos de saúde-adoecimento-cuidado. Nesta pesquisa objetivou-se compreender os usos e significados atribuídos a essas práticas por estudantes do Bacharelado Interdisciplinar em Saúde da Universidade Federal da Bahia. Trata-se de um estudo de abordagem quali-quantitativa. Os dados foram coletados por meio de um questionário semiestruturado, aplicado entre discentes ingressantes e veteranos, e entrevistas semiestruturadas, realizadas somente com veteranos. Os acadêmicos leram e assinaram um termo de consentimento livre e esclarecido, concordando em participar da investigação voluntariamente. As respostas foram processadas com o auxílio dos softwares IBM SPSS Statistics e IRaMuTeQ e analisadas conforme a análise de conteúdo. 503 questionários foram respondidos e 34 entrevistas realizadas. Nos questionários, 43,7% dos ingressantes e 57,7% dos veteranos declararam usar ou ter feito uso das Práticas Integrativas e Complementares, com destaque para o tempo de uso de oito anos ou mais e adoção das plantas medicinais / fitoterapia. Entre os participantes entrevistados, a utilização dessas práticas ocorreu com acompanhamento profissional ou a partir de conhecimentos populares, sendo feita de maneira associada com o uso de práticas biomédicas. Os significados atribuídos às Práticas Integrativas e Complementares apontaram para uma centralidade na ideia de prática alternativa, seguida das ideias de prática tradicional, prática complementar, cuidado integral, promoção da saúde, prática terapêutica e prevenção de doenças. Nesse sentido, os discentes demonstraram abertura para as Práticas Integrativas, porquanto indicaram conferir sentidos relacionados com as qualidades que estas possuem e, alguns, utilizá-las em ambientes como o universitário. À vista disso, é importante fomentar o estabelecimento de uma cultura universitária que integre as Práticas Integrativas e Complementares. Espera-se que este estudo possa contribuir para o fortalecimento dessas práticas no campo da saúde.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahiapt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTerapias complementarespt_BR
dc.subjectMedicina tradicionalpt_BR
dc.subjectPrática Integral de Cuidados de Saúdept_BR
dc.subjectSaúde - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEstudantespt_BR
dc.subjectBacharelado interdisciplinarpt_BR
dc.titleUsos e significados atribuídos às Práticas Integrativas e Complementares por estudantes do Bacharelado Interdisciplinar em Saúde da Universidade Federal da Bahiapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.embargo.liftdate2026-05-23T23:05:33Z-
dc.contributor.advisor-coCarmo, Maria Beatriz Barreto do-
dc.contributor.refereesBarros, Nelson Filice de-
dc.contributor.refereesFranco, Anamélia Lins e Silva-
dc.contributor.refereesVéras, Renata Meira-
dc.publisher.departamentInstituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santospt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre a Universidadept_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqSaúde coletivapt_BR
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