Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/33452
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorYartey, Joseph Nee Anyah-
dc.contributor.authorRamos, Ana Carolina Ribeiro-
dc.creatorRamos, Ana Carolina Ribeiro-
dc.date.accessioned2021-05-19T17:52:00Z-
dc.date.available2021-05-19T17:52:00Z-
dc.date.issued2021-05-19-
dc.date.submitted2021-03-01-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33452-
dc.description.abstractA matemática é uma importante área do conhecimento humano, e embora os estudantes reconheçam seu valor e a necessidade de aprender seus conceitos e propriedades, muitos consideram esse aprendizado uma tarefa entediante, difícil de desempenhar e muitas vezes sem sentido. Um dos motivos que embasam essas convicções está relacionado ao fato de que a matemática tratada nas escolas tem foco essencialmente abstrato e desconectado do cotidiano. Com o objetivo de contribuir para que os estudantes vençam essas dificuldades, encontrem conexão entre o que aprendem e o que é útil para o seu dia a dia, desconstruam concepções negativas e desenvolvam prazer pelo aprendizado, o presente trabalho traz uma proposta de ensino e aprendizagem de conteúdos da matemática pautada num contexto em que as tecnologias da informação e comunicação naturalmente fazem parte da vida desses estudantes. A proposta utiliza o software SketchUp e dispõe de cinco atividades produzidas no aplicativo de gerenciamento de pesquisas Google Forms. Cada atividade possui um tema e um número específico de tarefas que devem ser desenvolvidas pelos estudantes em um laboratório de informática. Os temas estão relacionados ao uso básico do programa SketchUp, às projeções ortográficas e à elaboração de projetos de construção e reforma de espaços a partir de modelos produzidos no aplicativo de desenho. As tarefas oferecem atividades de pesquisa, produção de textos, criação de animações e de modelos em 3D, além disso, apresentam situações-problema cujos contextos estão alinhados ao tema da atividade. No campo do conhecimento matemático, espera-se que esta experiência conceda aos estudantes uma oportunidade de ampliar suas habilidades visuoespaciais e melhorar sua capacidade de pensamentos lógico, matemático e geométrico.pt_BR
dc.description.abstractMathematics is an important area of human knowledge, and although students recognize its value and the need to learn its concepts and properties, many students think of learning mathematics as tedious, difficult and often menaingless. One of the reasons that support these beliefs is related to the fact that the mathematics normally taught in the classroom is very abstract and has no relationship with everyday life. In order to help students overcome these difficulties, see the relationship between what they learn in class and its applications, eliminate negative conceptions and develop pleasure in learning mathematics, the present work presents a teaching and learning proposal of mathematical content based on a context in which information and communication technologies are naturally part of the lives of these students. The proposal uses the SketchUp software and has five activities produced in the Google Forms search App. Each activity has a theme and a specific number of exercises that has to de done students in a computer lab. The themes are related to the basic use of the SketchUp program, orthographic projections, elaborations of construction projects and reformations of spaces based on models produced in the drawing app. The exercises include research activities, text production, creation of animations and 3D models, in addition, they present problem situations whose contexts are aligned with the activity’s theme. In the field of mathematical knowledge, it is hoped that this experience will provide students with an opportunity to expand their visuospatial skills and improve their capacity for logical, mathematical and geometric thinking.pt_BR
dc.description.sponsorshipSociedade Brasileira de Matemática (SBM)pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMatemática -- Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectSoftware -- SketchUppt_BR
dc.subjectModelos em 3Dpt_BR
dc.subjectInovações educacionaispt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectComputação -- Matemáticapt_BR
dc.titleSketchUp – uma ferramenta útil para o ensino da matemática aplicada em projetospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesMandolesi, André Luís Godinho-
dc.contributor.refereesMello, Vinicius Moreira-
dc.contributor.refereesSantana, Claudia Ribeiro-
dc.publisher.departamentUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.publisher.departamentInstituto de Matemática e Estatísticapt_BR
dc.publisher.departamentDepartamento de Matemáticapt_BR
dc.publisher.programProfissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMATpt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Exatas e da Terrapt_BR
dc.subject.cnpqMatemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PROFMAT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_AnaCarolina.pdf23,53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.