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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Corpo (Em)Cena: O Movimento Corporal como Dinâmica para a Encenação no Processo Educacional
Autor(es): Lima, Edlene Crispina da Silva
Autor(es): Lima, Edlene Crispina da Silva
Abstract: Esta pesquisa trata-se de um experimento teórico e prático voltado ao movimento corporal como instrumento para a encenação no processo educacional formal e não-formal. Para isso, a pesquisadora realizou uma oficina de iniciação teatral com alunos na faixa etária de 15 a 35 anos, no período de cinco meses, com 3 horas aula, tendo como sede o Colégio Estadual Odorico Tavares. A autora utiliza-se da arte-educação para estimular a fluidez cênica em atividades coletivas e individuais – que levaram a criação de uma mostra com três cenas – auxiliando no combate a violência escolar e melhorando as relações interpessoais. Com a aplicabilidade do método dos jogos teatrais de Viola Spolin aliado a alguns exercícios do método Laban do movimento, algumas células da mímica corporal dramática de Etienne Decroux (e demais aprendizados ao longo da vida da autora) mobilizou os alunos, ajudando-os em sua desenvoltura corporal e em suas vivências sociais. Dessa forma, observa-se a importância do ensino de teatro mesmo em meio a tantos conflitos dentro do universo escolar, que reflete também nos aspectos sociais.
Palavras-chave: Teatro-Educação
Expressão corporal
Jogos Teatrais
Desenvoltura Corporal
Movimentos Espontâneos
Processos de Criação
CNPq: Artes Cênica - Teatro
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
ETUFBA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33448
Data do documento: 18-Mai-2021
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Escola de Teatro

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