Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/33431
Tipo: Outros
Título: A inteligência está la fora: notas sobre o design de rua
Autor(es): Paz, Daniel Juracy Mellado
Autor(es): Paz, Daniel Juracy Mellado
Abstract: O artigo pretende reconhecer a inteligência que está dispersa ao nosso redor, as boas soluções construtivas que aparecem nas iniciativas mais corriqueiras, ainda que expressa em materiais ou condições precárias, ultrapassando os habituais preconceitos dos arquitetos quanto à autoria e aparência. A tentativa é de tentar tornar os limites do ofício permeáveis às inspirações projetuais do cotidiano. Para tanto, realiza-se uma síntese das iniciativas similares recentes, em especial aquela que foca no aparentemente ordinário. Defende-se que a qualidade e a inovação não são privilégio dos profissionais e que essa sagacidade pulverizada pela sociedade é condição indispensável, como preparação de palco, para as inovações reconhecidas. Os sinais dessa astúcia cotidiana são procurados nas ruas de Salvador, no design dos vendedores ambulantes, nas barracas de praia (derrubadas em 2010) e naquelas instalações desenvolvidas especialmente para aproveitar as condições do espaço urbano. A lição de tais objetos se dá tanto ao revelar na sua condição de improviso o gap que existe entre demanda e espaço construído, como na qualidade funcional e mesmo estética que podem adquirir.
Palavras-chave: Architecture - Designs and plans
Arquitetura - Projetos e plantas
Espaços públicos - Salvador (BA)
Peddlers - Salvador (Brazil)
Public spaces - Salvador (Brazil)
Sociologia urbana - Salvador (BA)
Sociology, Urban - Salvador (Brazil)
Vendedores ambulantes - Salvador (BA)
Editora / Evento / Instituição: UFBA
Citação: PAZ, D. J. M. A inteligência está la fora: notas sobre o design de rua. In: PROJETAR, 6., 2013, Salvador. Anais [...]. Salvador: UFBA, 2013. Não paginado.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33431
Data do documento: Nov-2013
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (Faculdade de Arquitetura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A Inteligência Está Lá Fora - Notas sobre o Design de Rua.pdfArtigo3,56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.