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Tipo: Tese
Título: Pensamento geopolítico anglo-saxão: oposições entre os poderes navais e continentais no mundo dos games (2010-2015)
Autor(es): Carvalho, Diogo Trindade Alves de
Autor(es): Carvalho, Diogo Trindade Alves de
Abstract: No decorrer desse trabalho, analisamos como as principais características do pensamento geopolítico-anglo-saxão foram representadas no enredo dos seguintes jogos de estratégia: Victoria II, Colonial Conquest, Supreme Ruler Ultimate e US and Them. Para traçarmos uma análise do desenvolvimento da literatura de grande estratégia produzida nos EUA, estudamos os clássicos da geopolítica escritos por, Alfred Mahan, Halford Mackinder, Geroge Frost Kennan e Zbigniew Brzezinski. Nosso estudo, partiu da hipótese de que os jogos eletrônicos são importantes instrumentos de propaganda e entretenimento, com grande apelo popular na atualidade e que recebem influência direta e indireta das reflexões produzidas por cânones da geopolítica norte-americana e inglesa. Para desvendarmos como a relação entre militarismo e entretenimento foi estabelecida, discutimos como o complexo de entretenimento militar contribuiu para a gênese dos jogos eletrônicos e se constituiu como um conceito que exemplifica a relação de simbiose entre as duas indústrias. Nós também refletimos como os games carecem de um ferramental metodológico que facilite os trabalhos dos historiadores ao trabalharem com esse tipo de fonte. No processo de pesquisa não analisamos somente os jogos e os originais desses autores, mas também utilizamos como fontes primárias os diários de desenvolvimento dos games, trailers, teasers, conteúdo dos sites dos jogos, depoimentos, publicações especializadas, entrevistas dos desenvolvedores e documentos oficiais do departamento de Estado norte-americano e outros órgãos governamentais.
In the course of this work, we analyze how the main features of Anglo-Saxon geopolitical thinking were represented in the plot of the following strategy games: Victoria II, Colonial Conquest, Supreme Ruler Ultimate and US and Them. In order to draw an analysis of the development of the major strategy literature produced in the USA, we study the classics of geopolitics written by Alfred Mahan, Halford Mackinder, George Frost Kennan and Zbigniew Brzezinski. Our study was based on the hypothesis that electronic games are important advertising and entertainment instruments, with great popular appeal today, which receive direct and indirect influence from the canons' reflections of the American and English geopolitics. To unravel how the relationship between militarism and entertainment was established, we discussed how the military entertainment complex contributed to the genesis of electronic games and was constituted as a concept that exemplifies the symbiotic relationship between the two industries. We also reflect on how games lack a methodological tool which could facilitate the work of historians when working with such sources. In the research process we not only analyze the games and the originals of these authors, but also use as primary sources game development diaries, trailers, teasers, game site content, testimonials, specialized publications, developer diaries and official documents from the US State Department and other government agencies.
Palavras-chave: Geopolítica
Jogos
Estratégia
EUA
Militarismo
Geopolitics
Games
Strategy
USA
Militarism
CNPq: História
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em História
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33186
Data do documento: 31-Mar-2021
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