Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/33186
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCardoso, Lucileide Costa-
dc.contributor.authorCarvalho, Diogo Trindade Alves de-
dc.creatorCarvalho, Diogo Trindade Alves de-
dc.date.accessioned2021-03-31T16:59:09Z-
dc.date.available2021-03-31T16:59:09Z-
dc.date.issued2021-03-31-
dc.date.submitted2019-12-03-
dc.identifier.othertese-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33186-
dc.description.abstractNo decorrer desse trabalho, analisamos como as principais características do pensamento geopolítico-anglo-saxão foram representadas no enredo dos seguintes jogos de estratégia: Victoria II, Colonial Conquest, Supreme Ruler Ultimate e US and Them. Para traçarmos uma análise do desenvolvimento da literatura de grande estratégia produzida nos EUA, estudamos os clássicos da geopolítica escritos por, Alfred Mahan, Halford Mackinder, Geroge Frost Kennan e Zbigniew Brzezinski. Nosso estudo, partiu da hipótese de que os jogos eletrônicos são importantes instrumentos de propaganda e entretenimento, com grande apelo popular na atualidade e que recebem influência direta e indireta das reflexões produzidas por cânones da geopolítica norte-americana e inglesa. Para desvendarmos como a relação entre militarismo e entretenimento foi estabelecida, discutimos como o complexo de entretenimento militar contribuiu para a gênese dos jogos eletrônicos e se constituiu como um conceito que exemplifica a relação de simbiose entre as duas indústrias. Nós também refletimos como os games carecem de um ferramental metodológico que facilite os trabalhos dos historiadores ao trabalharem com esse tipo de fonte. No processo de pesquisa não analisamos somente os jogos e os originais desses autores, mas também utilizamos como fontes primárias os diários de desenvolvimento dos games, trailers, teasers, conteúdo dos sites dos jogos, depoimentos, publicações especializadas, entrevistas dos desenvolvedores e documentos oficiais do departamento de Estado norte-americano e outros órgãos governamentais.pt_BR
dc.description.abstractIn the course of this work, we analyze how the main features of Anglo-Saxon geopolitical thinking were represented in the plot of the following strategy games: Victoria II, Colonial Conquest, Supreme Ruler Ultimate and US and Them. In order to draw an analysis of the development of the major strategy literature produced in the USA, we study the classics of geopolitics written by Alfred Mahan, Halford Mackinder, George Frost Kennan and Zbigniew Brzezinski. Our study was based on the hypothesis that electronic games are important advertising and entertainment instruments, with great popular appeal today, which receive direct and indirect influence from the canons' reflections of the American and English geopolitics. To unravel how the relationship between militarism and entertainment was established, we discussed how the military entertainment complex contributed to the genesis of electronic games and was constituted as a concept that exemplifies the symbiotic relationship between the two industries. We also reflect on how games lack a methodological tool which could facilitate the work of historians when working with such sources. In the research process we not only analyze the games and the originals of these authors, but also use as primary sources game development diaries, trailers, teasers, game site content, testimonials, specialized publications, developer diaries and official documents from the US State Department and other government agencies.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGeopolíticapt_BR
dc.subjectJogospt_BR
dc.subjectEstratégiapt_BR
dc.subjectEUApt_BR
dc.subjectMilitarismopt_BR
dc.subjectGeopoliticspt_BR
dc.subjectGamespt_BR
dc.subjectStrategypt_BR
dc.subjectUSApt_BR
dc.subjectMilitarismpt_BR
dc.titlePensamento geopolítico anglo-saxão: oposições entre os poderes navais e continentais no mundo dos games (2010-2015)pt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor-coFerreira, Muniz Gonçalves-
dc.contributor.refereesSena Júnior, Carlos Zacarias Figueirôa de-
dc.contributor.refereesSantos, Christiano Britto Monteiro dos-
dc.contributor.refereesAlves, Lynn Rosalina Gama-
dc.contributor.refereesCardoso, Lucileide Costa-
dc.contributor.refereesFerreira, Muniz Gonçalves-
dc.publisher.departamentFaculdade de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqHistóriapt_BR
Aparece nas coleções:Tese (PPGH)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.