Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Severino, José Roberto | - |
dc.contributor.author | Jesus, George Bispo de | - |
dc.creator | Jesus, George Bispo de | - |
dc.date.accessioned | 2021-03-26T19:29:12Z | - |
dc.date.available | 2021-03-26T19:29:12Z | - |
dc.date.issued | 2021-03-26 | - |
dc.date.submitted | 2020-07-22 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33137 | - |
dc.description.abstract | Esta dissertação tem como objetivo estudar a participação política acionada pelo ativismo das
quatro edições do Fórum Nacional de Performance Negra – 2005, 2006, 2009 e 2015 –
identificando as demandas elencadas no período de 2005 a 2015 e como essas contribuíram no
debate sobre a ausência de políticas afirmativas no âmbito do Ministério da Cultura. Para tanto,
realizou-se pesquisa documental nos arquivos do Fórum, através das transcrições integrais de
todas edições, fotos e matérias jornalísticas. Também foram utilizados os documentos
fornecidos pela União, através do Portal da Transparência, como Plano de Trabalho, Relatório
de Execução e Avaliação e Planilha de dotação orçamentária. Além disso, realizou - se
entrevista semiestruturada com o idealizador do movimento. As categorias centrais são
lançadas, neste trabalho, para pensar a relação entre o racismo estrutural, o ativismo negro,
acionado pela participação e pela disputa de narrativas inclusivas numa dimensão democrática.
O evento nasceu da inquietação de duas companhias de teatro brasileiro, o Bando de Teatro
Olodum e a carioca Companhia dos Comuns que denunciaram o silenciamento do Estado para
com as políticas afirmativas no âmbito cultural. É a partir desse movimento, impulsionado por
uma arte com forte marca identitária e reflexão política que as inquietações florescem,
desdobrando e se materializando no formato desse movimento de ação coletiva. O Fórum, após
quatro edições, se consolida como um espaço político de ativismo e resistência, ultrapassando
o debate estritamente estético e performático, tendo como ponto de partida uma reflexão sobre
a dimensão sócio racial, que perpassa a exclusão e a violência física e simbólica que população
negra continua a ser submetida. Com a ampliação da definição do termo cultura, iniciada no
pós-guerra e incorporada nas políticas públicas do Brasil nos últimos anos, foi possível a
emergência de movimentos culturais reivindicatórios de uma política cultural mais inclusiva e
que represente a diversidade do país, a exemplo do Fórum Nacional de Performance Negra. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Fórum Nacional de Performance Negra | pt_BR |
dc.subject | Arte Negra | pt_BR |
dc.subject | Ativismo Negro | pt_BR |
dc.subject | Resistência | pt_BR |
dc.subject | Participação | pt_BR |
dc.subject | Políticas Afirmativas | pt_BR |
dc.title | CULTURA E RESISTÊNCIA: O ATIVISMO DO FÓRUM NACIONAL DE PERFORMANCE NEGRA | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referees | Santos, Leandro de Paula | - |
dc.contributor.referees | Cerqueira, Gustavo Melo | - |
dc.publisher.departament | INSTITUTO DE HUMANIDADE, ARTES E CIÊNCIAS PROFESSOR MILTON SANTOS | pt_BR |
dc.publisher.program | PROGRAMA MULTIDISCIPLINAR DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE | pt_BR |
dc.publisher.initials | POSCULTURA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Cultura e Sociedade | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (IHAC)
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