Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/33124
Tipo: Livro
Título: Pensamento Lésbico Contemporâneo: decolonialidade, memória, família, educação, política e artes
Autor(es): Alves, Bárbara Elcimar dos Reis
Fernandes, Felipe Bruno Martins
Autor(es): Alves, Bárbara Elcimar dos Reis
Fernandes, Felipe Bruno Martins
Abstract: O presente livro é fruto de muito afeto e trabalho coletivo em torno do projeto de extensão “Pensamento Lésbico Contemporâneo”, realizado no segundo semestre de 2017 pelo Grupo de Estudos Feministas em Po-lítica e Educação (GIRA), Grupo de Pesquisa Maria Quitéria, ambos da Universidade Federal da Bahia (UFBA), em parceria com o Coletivo Lesbi-bahia. O projeto, cuja ideia data de 2014, previu duas ações: a realização de um curso de extensão e uma jornada presencial, realizada em Salvador, em novembro de 2017. Contou com a participação de uma equipe administra-tiva e pedagógica de cerca de 30 estudantes de graduação e pós-graduação, além de algumas ativistas e docentes do ensino superior de diversas insti-tuições do país. O projeto beneficiou cerca de 200 lésbicas de todo o Brasil, entre as quais 118 participaram do curso de extensão e 43 submeteram à coordenação trabalhos finais, sendo dois vídeos documentários. Esses tra-balhos finais, versando sobre temáticas do pensamento lésbico, que ofere-cemos à comunidade para leitura nessa obra. Com isso, atingimos o nosso principal objetivo: promover a leitura do pensamento lésbico, mas, princi-palmente, de autoras lésbicas escrevendo sobre as lesbianidades.
Palavras-chave: Gênero e sexualidade
Feminismo decolonial
Lesbianidade
Memória
Relações familiares
Estudos de gênero
Educação
Mulheres – narrativas pessoais
Arte
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Tribo da Ilha
Citação: Pensamento lésbico contemporâneo [recurso eletrônico]: decolonialidade,memória, família, educação, política e artes / Bárbara Elcimar dos ReisAlves e Felipe Bruno Martins Fernandes (Organizadores). – 1. ed. –Florianópolis (SC): Tribo da Ilha, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33124
Data do documento: 5-Mar-2021
Aparece nas coleções:Livro e Capítulo (FFCH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Miolo_Pensamento-Lésbico-rev-3.pdf4,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.