Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/33062
Tipo: Dissertação
Título: Três Marias: análise de um processo criativo baseado nas espetacularidades cotidianas "soterocanudenses" e na mímesis corpórea
Autor(es): Campos, Maria Teixeira
Autor(es): Campos, Maria Teixeira
Abstract: CAMPOS, Maria T. Três Marias: Análise de um processo criativo baseado em espetacularidades cotidianas “soterocanudenses” e na mímesis corpórea. 220 p. 2020. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) –Escola de Teatro, Escola de Dança, 2020. RESUMO Trata-se de uma pesquisa teórico-prática, na qual abordo questões referentes ao processo criativo do solo Três Marias, o qual tem como base a espetacularidade do cotidiano de duas regiões baianas localizadas no litoral e no sertão, sendo elas Salvador e Canudos. Para tanto, trago reflexões que dialogam com conceitos da etnocenologia e com um dos métodos de criação do grupo Lume, a mímesis corpórea, na qual encontrei estreitas relações com este trabalho. Compartilho ainda a trajetória da construção deste espetáculo, revelando suas etapas e imbricações, as quais encontram eco em outros projetos que também refletem sobre espetáculos autorais, revelando diversas facetas deste feito e a importância de incorporar ao trabalho artístico-acadêmico a história de vida, cultura e ancestralidade do artista pesquisador. Palavras-chave: Processo criativo. Espetacularidade cotidiana. Mímesis corpórea, autoral, solo.
CAMPOS, Maria T. Três Marias: Analysis of a creative process based on “Soterocanudenses” daily spectacularities and on the corporeal mimesis. Masters degree dissertation. 220 p. 2020. Dissertation (Master in Performing Arts) – Escola de Teatro, Escola de Dança, 2020. ABSTRACT This is a theoretical-practical research, in which I address questions related to the creative process of the Três Marias soil, which is based on the spectacularity of the daily life of two Bahian regions on the coast and in the hinterland, namely Salvador and Canudos. For that, I bring reflections that dialogue with the concepts of ethnocenology and with one of the methods of creation of the Lume group, the corporeal mimesis, in which I found close relations with this work. I also share the trajectory of the construction of this show, revealing its stages and imbrications, which we echo in other projects that also reflect on author shows, revealing several facets of this feat and the importance of incorporating the history of life, culture into artistic-academic work and ancestry of the research artist. Keywords: Creative process. Daily spectacularity. Corporeal mimesis, authorial, solo acting.
Palavras-chave: 1. Teatro - Bahia. I
3. Cultura popular - Salvador (BA).
2. Teatro e sociedade - Bahia.
4. Cultura popular - Canudos (BA)
5. Criação (Literária, artística, etc.).
6. Mimese na arte.
.7. Etnologia.
8. Três Marias (Peça de teatro)
I. Alcântara, Paulo Henrique Correia. II. Universidade Federal da Bahia. Esco la de Teatro. III. Título.
País: brasil
Sigla da Instituição: PPGAC-UFBA
metadata.dc.publisher.program: PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33062
Data do documento: 19-Mar-2021
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGAC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO MARIA TEIXEIRA CAMPOS - PDF (3) (1).pdfDISSERTAÇÃO DE MESTRADO EM ARTES CÊNICAS:TRÊS MARIAS8,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.