Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32982
Tipo: Dissertação
Título: Avaliação do comportamento mecânico e da durabilidade de argamassas álcali-ativadas para uso como material de reparo
Autor(es): Castro, Paloma Brito de
Autor(es): Castro, Paloma Brito de
Abstract: A durabilidade das edificações é um assunto de grande interesse para a indústria da construção civil. Evitar o aparecimento de manifestações patológicas, desenvolver e aprimorar metodologias de manutenção, principalmente em elementos estruturais, é um dos seus principais desafios. No Brasil, a técnica de intervenção corretiva mais utilizada é a de reparos localizados com argamassas de cimento Portland modificadas com polímeros e grautes. Um dos principais problemas destes materiais, é o desconhecimento efetivo de sua durabilidade no tempo. Perante o exposto, faz-se necessário avançar os estudos que buscam materiais alternativos para uso como material de reparo, que ofereça, boa durabilidade e desempenho, frente aos agentes agressivos do meio. Neste contexto, os materiais álcali-ativados surgem como uma alternativa aos polímeros orgânicos e com potencial para ser aplicado como material de reparo. O objetivo deste trabalho é desenvolver uma argamassa à base de metacaulim ativada com silicato de sódio e avaliar a sua durabilidade para uso como material de reparo. Para isto, foi feita a caracterização físico química-mineralógica dos materiais, em seguida foram estabelecidos os traços de 3 pastas álcali-ativadas variando apenas a razão molar, entre H2O/Na2O (10; 12 e 14). Foi também avaliado o comportamento dessas pastas álcali-ativadas, quando submetidas à cura ambiente (CA) e à cura em estufa (CE), com esta a uma temperatura constante de 55 °C durante as primeiras 24 horas após a moldagem. Em seguida foram avaliados o comportamento mecânico e de durabilidade dessas 3 pastas álcali-ativadas, para determinar qual pasta seria adequada para ser utilizada na produção da argamassa álcali-ativada para uso como material de reparo. Com a pasta de razão molar de 10, apresentando os melhores resultados em relação ao comportamento mecânico e de durabilidade avaliados. Por fim, foram produzidas as argamassas álcali-ativadas (AAA) de razão molar, entre H2O/Na2O igual a 10, e avaliado o seu comportamento mecânico e de durabilidade, sob as condições de CA e de CE. Foi também, avaliado o comportamento dessas amostras em situações extremas, como em situações de incêndio e ataques à soluções agressivas. Com isso concluiu-se que as AAA submetidas à CE apresentaram resistências mecânicas superiores às argamassas submetidas à CA. Em relação à durabilidade, as AAA estudadas, apresentaram um desempenho potencial para serem utilizadas como material de reparo.
Palavras-chave: Ativação alcalina
Durabilidade
Material de reparo
CNPq: Engenharia Civil
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32982
Data do documento: 8-Mar-2021
Aparece nas coleções:Dissertação (PPEC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação- Final-Paloma Brito.pdf6,91 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.