Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Lemos, Andrade Luiz Martins | - |
dc.contributor.author | Rodrigues, Leonardo Pastor Bernardes | - |
dc.creator | Rodrigues, Leonardo Pastor Bernardes | - |
dc.date.accessioned | 2021-03-01T19:21:38Z | - |
dc.date.available | 2021-03-01T19:21:38Z | - |
dc.date.issued | 2021-03-01 | - |
dc.date.submitted | 2013 | - |
dc.identifier.issn | Monografia | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32919 | - |
dc.description.abstract | Objetivou-se, com esta monografia para conclusão de curso, analisar o processo de
desenvolvimento da fotografia a partir do crescimento e transformação de suas formas
de automatismo. Tendo-se como base a Teoria Ator-Rede, duas controvérsias foram
trabalhadas e destrinchadas: a questão da polarização entre uma fotografia objetiva e
indicial e, por outro lado, outra permeada por subjetivações e caráter expressivo; e
uma possível diminuição progressiva ou ausência do mediador humano na produção
fotográfica. Dessa forma, como primeiro passo, foram traçados os principais pontos
de discussão entre teorias da fotografia, tensionando-as a partir da sociologia das
associações, propondo-se, assim, uma nova forma de se entender o processo
fotográfico. Em segundo lugar, buscou-se delinear as mediações e transformações da
fotografia em dois períodos – analógico e digital –, visando destrinchar a constituição
da rede de acordo com os processos técnicos e sociais em desenvolvimento a cada
momento. Percebeu-se, além do crescente automatismo, uma tendência para
simplificação do aparelho fotográfico, ao mesmo tempo em que a rede estabilizada
mostra-se cada vez mais complexa e com maiores mediações não-humanas. Em uma
terceira parte, foram descritos produtos, projetos e experimentações atuais a partir de
uma fotografia com alto índice de automatismo. Uma simplificação e aumento da
participação de mediadores não-humanos, no entanto, não confirma uma ausência do
humano; pelo contrário, surgem novas formas de fotografia e diferentes possibilidades
e apropriação do automatismo do aparelho. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Fotografia | pt_BR |
dc.subject | Automatismo | pt_BR |
dc.subject | Teoria ator-rede | pt_BR |
dc.subject | Mediação | pt_BR |
dc.title | Automatismo e fotografia: uma análise a partir da teoria ator-rede | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.publisher.departament | Faculdade de Comunicação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Comunicação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Jornalismo (FACOM)
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