Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32729
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSantana, Ivani Lúcia Oliveira de-
dc.contributor.authorSouza, Beatriz Adeodato Alves de-
dc.creatorSouza, Beatriz Adeodato Alves de-
dc.date.accessioned2021-01-28T10:45:06Z-
dc.date.available2021-01-28T10:45:06Z-
dc.date.issued2021-01-28-
dc.date.submitted2020-11-17-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32729-
dc.description.abstractRESUMO A pesquisa de doutorado intitulada “Dança como forma material de pensamento: tessituras entre fazer e saber” tem como um dos seus principais interesses apreciar, de maneira aprofundada, o “fazer”, o aspecto da prática nos processos de experimentação em dança. Com essa proposição, se organiza a partir da imbricação entre teoria e prática, assumindo os conceitos de experiência e arte como experiência, como referencial norteador. Duas investigações artístico pedagógicas serão desdobradas no curso da pesquisa, se oferecendo como campo de experimentação, e alimentando as reflexões acerca das questões levantadas. Quanto ao rol de referências teóricas que compõem a perspectiva de experiência adotada, serão colocados em diálogo: as formulações de John Dewey; a abordagem enativa; o conceito de handling (manuseio); e a perspectiva oferecida pelo campo da Educação Somática. A tese lida com duas pistas principais, que vão tomando forma, no decorrer da investigação: a primeira é a de que a perspectiva da Educação Somática, de um corpo sujeito, apresenta aproximações com o conceito de corporalização, segundo a abordagem enativa; a segunda, implicada com a anterior, é a de que, a partir do conceito de corporalização – ideia de cognição enquanto exercício de se engajar com o ambiente, através da mobilização de saberes sensório motores – , é possível considerar que as experimentações criativas, em dança, são constituídas por uma forma material de pensamento. Nesse entrelaçamento, a cinestesia será destacada como um sistema perceptual – responsável pela integração de informações sensórias, vindas de outros sentidos –, que tem uma função central no desenvolvimento de nossas habilidades de auto percepção e de se relacionar com o outro e com o entorno. Complementando essa análise, os trabalhos de Lygia Clark e William Forsythe serão trazidos como exemplos de investigações que, ao criarem contextos de imersão, nos convocando para a ação, demonstram se interessar pelo papel do corpo – e da cinestesia – na arte. Palavras-chave: Dança; Educação Somática; Arte como experîencia; Cognição situada; Percepção cinestéstésica.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT This doctoral research entitled “Dance as a means of material thinking: connections between making and knowing” has, as one of its main focus, the interest to concentrate on the “making” aspect of dance experimenting processes. With this orientation, it has been organized in such a way that theory and practice are indissociably articulated. It is largely informed by the concepts of experience and art as experience and aims to create a dialogue between the following perspectives: the John Dewey’s formulations; the enactive approach; the ‘handling’ concept; and the perspective offered by Somatic Education field. Two creative investigations are also taken as a central reference, as they constitute the experimental laboratory that has nurtured the formulations synthetized, as much as the theoretical research has. The thesis deals with two premises: the first one is that the somatic principle of ‘lived body’ has similarities to the concept of embodiment, as it is proposed by the enactive approach; the second one, which is imbricated to the former, is related to the understanding of cognition as being situated, in other words, as being an exercise of coupling with the environment through our sensorimotor skills. Assuming this perspective could offer a possibility to infer that dance creative experimentations may be constituted by material thinking processes. Following this idea, kinesthesia will be taken into light, seen as a perceptual system – responsible for integrating sensory information from different sensory modalities – which plays a central role in the development of our perceiving abilities – self-perception, as well as perception of others and our surroundings. Complementing the analysis, some pieces of work by Lygia Clark and William Forsythe will be highlighted as investigations that create an immersive environment where the participant is invited to action. With this procedure, the artists demonstrate interest to interrogate about the role of the body – and the role of kinesthesia – in art. Keywords: Dance; Somatic Education; Art as experience; Embodiment; Kinesthetic perceptionpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectEducação Somáticapt_BR
dc.subjectCognição corporalizadapt_BR
dc.subjectPercepção cinestésicapt_BR
dc.titleDança como forma material de pensamento: tessituras entre fazer e saberpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.refereesFernandes, Ciane-
dc.contributor.refereesOliveira, Jacyan Castilho de-
dc.contributor.refereesVelardi, Marília-
dc.contributor.refereesFigueiredo, Nara Miranda de-
dc.publisher.departamentEscola de Teatro / Escola de Dançapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Artes Cênicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqArtespt_BR
Aparece nas coleções:Tese (PPGAC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Elementos pré-textuais tese.pdfElementos pré-textuais3,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Elementos textuais (corrigido).pdfElementos textuais (artigo principal)32,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.