Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32548
metadata.dc.type: Livro
Título : Da cientificidade de Milton Santos ao ativismo de Boaventura Sousa dos Santos: uma proposta de geografia popular
Autor : Cerqueira-Neto, Sebastião P. G. de
metadata.dc.creator: Cerqueira-Neto, Sebastião P. G. de
Resumen : Ao perceber os inúmeros muros que se erguem, visíveis ou invisíveis, no Brasil e em todo o planeta, este livro apresenta uma proposta de reflexão que conduz para a condição de que não nos reconhecemos como brasileiros e tampouco vivemos numa aldeia global. Que a democracia não é perfeita em muitos sentidos, sobretudo, nos territórios de identidade onde as comunidades tradicionais não têm o poder de decidir sobre o futuro dos seus territórios. Assim, os mapas são instrumentos de poder ou de confinamento. A geografia popular proposta na obra possibilita, portanto, refletir o quanto os mapas oficiais estão obsoletos, pois a sociedade transgride os limites cartográficos, colocando em causa a debilidade de governança, em todas as escalas, que produz muros e aprofunda os abismos entre pobres e ricos. Se a geografia é uma ciência que contribui para entender o mundo, esse livro significa um esforço nessa direção.
Palabras clave : Geografia - Brasil
Geografia popular
Geografia cultural
Cartografia
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : EDUFBA
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32548
Fecha de publicación : 2020
Aparece en las colecciones: Ciências Humanas (EDUFBA)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
RI_Da cientificidade de Milton ao ativismo de Boaventura.pdf5,7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.