Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32545
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRocha, Marcelo Nunes Dourado-
dc.contributor.authorMarins, Ivana Carvalho-
dc.creatorMarins, Ivana Carvalho-
dc.date.accessioned2020-12-30T23:42:59Z-
dc.date.available2020-12-30T23:42:59Z-
dc.date.issued2020-12-30-
dc.date.submitted2019-07-03-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32545-
dc.description.abstractO presente estudo tem como objetivo caracterizar a produção científica nacional relacionada à temática Avaliação Docente pelo Discente (ADD) com ênfase no ensino superior brasileiro. A metodologia incluiu revisão bibliográfica de artigos científicos utilizando sete descritores para busca e seleção de artigos indexados nas bases de dados do Portal de Periódicos Capes, do Google Acadêmico e do Scientific Electronic Library Online (SciELO). A pesquisa explorou a literatura do período de 1993 a 2017. Realizou-se a leitura na íntegra de 25 trabalhos selecionados, com o intuito de obter informações acerca do ano de publicação, tipo de estudo, temas abordados e periódicos em que foram publicados. A análise dos dados permitiu a identificação de cinco temas: Propósitos (para que se avalia?); Dimensões (o que se avalia?); Instrumentos (como se avalia?) e Visões (de professores e alunos - qual a visão/percepção desses atores sobre o processo?). Os resultados apontam a presença de artigos do tipo empírico, todos versando sobre cursos de graduação e indica uma tendência crescente do número de trabalhos publicados a partir de 2008. A revisão de literatura fornece um panorama das principais questões relacionadas à temática da ADD e discute as principais implicações para a sua implementação na prática universitária.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAvaliação docente pelo discentept_BR
dc.subjectProfessor - Avaliaçãopt_BR
dc.subjectRevisão Integrativa da Literaturapt_BR
dc.subjectEnsino Superior - Brasil - Avaliaçãopt_BR
dc.subjectUniversidades e faculdades - Brasilpt_BR
dc.titleAvaliação do docente pelo discente em instituições de ensino superior brasileiras: uma revisão integrativa da literaturapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesBastos, Antonio Virgílio Bittencourt-
dc.contributor.refereesVerhine, Robert Evan-
dc.contributor.refereesRibeiro, Jorge Luiz Lordêlo de Sales-
dc.publisher.departamentInstituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos (IHAC)pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares Sobre a Universidade (PPGEISU)pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqInterdisciplinarpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGEISU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Ivana Marins.pdf845,11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.