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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32441
metadata.dc.type: | Dissertação |
Título : | República das Letras para os hispano-americanos: aprendizagem, redes de comunicação, liberdade de expressão e igualdade nas décadas finais do século XVIII |
Autor : | Matos, Laura Maria de Carvalho |
metadata.dc.creator: | Matos, Laura Maria de Carvalho |
Resumen : | No meio de todos os governos que decidiam o destino dos homens, a maioria deles despóticos, governados por soberanos ou magistrados cuja autoridade se estendia sobre pessoas e propriedades, existia um império que reivindicava influência na mente humana, denominado como República das Letras. Fruto da modernidade, a República das Letras era uma espécie de comunidade (de certa forma) livre, que ao compartilharem valores comuns – cosmopolitas, tolerantes e racionais – garantiriam as trocas colaborativas de conhecimento. Desse modo, como o espaço literário tinha uma dinâmica distinta do reino político, ao ser mais fraterno entre os seus, os conflitos se tornaram evitáveis para buscar-se a máxima do saber. Com os séculos XVII e XVIII, esta concepção adquiriu maturidade e chegou às terras americanas juntamente com uma otimista expectativa em prosperar à “luz da razão”. Por conseguinte, esta dissertação estuda quais significados os hispano-americanos deram em associar-se a esse vasto reino da mente, diante das suas realidades particulares, baseando-se por quatro conceitos continuamente referenciados como classificadores da República das Letras, são eles: espaço de aprendizagem; extrapolação dos limites geográficos (redes de comunicação); igualdade entre seus membros; liberdade de expressão. A análise desenvolve-se por intermédio dos periódicos iluministas hispano-americanos, criados nas duas décadas finais do século XVIII, tendo, como objetivo principal, comprovar a iniciante, porém, empenhada, interlocução entre regiões distintas da Hispano-América (e da América com o resto do mundo), em uma aberta tentativa de robustecer o espaço literário americano. Dessa forma, a pesquisa propõe compreender se haveria, nos planos literários americanos, o indicativo de uma consciência nacional em formação. |
Palabras clave : | República das Letras - História - América espanhola América espanhola Redes de comunicação Cultura - Aspectos sociais - História - Séc. XVIII Liberalismo - História - Séc. XVIII Liberdade de expressão - América espanhola - Séc. XVIII Comunidade - Desenvolvimento - América espanhola |
metadata.dc.subject.cnpq: | Ciências Humanas |
metadata.dc.publisher.country: | brasil |
metadata.dc.publisher.initials: | UFBA |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em História |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI : | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32441 |
Fecha de publicación : | 25-nov-2020 |
Aparece en las colecciones: | Dissertação (PPGH) |
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Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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