Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32436
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMoura, Milton-
dc.contributor.authorPires Neto, Josías-
dc.creatorPires Neto, Josías-
dc.date.accessioned2020-11-24T19:53:30Z-
dc.date.available2020-11-24T19:53:30Z-
dc.date.issued2020-11-24-
dc.date.submitted2020-
dc.identifier.otherCDD 305 896-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32436-
dc.description.abstractA Pesquisa se debruça sobre elementos históricos, artísticos, religiosos, sociais, políticos, comportamentais relacionados a músicas e danças afro-atlânticas, no período colonial e imperial (até dec. 1870). Calundus, festas de irmandades e outras folganças de ruas, largos, terreiros e bordéis marcaram a paisagem cultural da época. Análise dos calundus coloniais como organizações catalisadoras, fomentadoras e difusoras de músicas e danças, inclusive, para além do universo africano e afro-brasileiro. Todo o período escravista foi marcado por enormes tensões, sobretudo depois das revoluções francesas e do Haiti, ampliando o clima revolucionário nas Américas e no mundo. Deste contexto são inventariadas relações entre festas e revoltas, no mesmo período em que se constata que lundus, chulas e sambas afirmaram-se como formas musicais e coreográficas de largas camadas da sociedade. Depois do panorama geral, apresenta-se um estudo do caso do “samba de protesto”, o samba muito mais forte de Juazeiro da Bahia, realizado em 1873.pt_BR
dc.description.abstractThe Research focuses on historical, artistic, religious, social, political, behavioral elements related to Afro-Atlantic music and dances, in the colonial and imperial period (until December 1870). Calundus, fraternity parties and other street parties, squares, terreiros and brothels marked the cultural landscape of the time. Analysis of colonial calundus as catalytic organizations, promoters and disseminators of music and dance, including, beyond the African and Afro-Brazilian universe. The entire slave period was marked by enormous tensions, especially after the French and Haitian revolutions, expanding the revolutionary climate in the Americas and the world. In this context, relations between parties and revolts are inventoried, in the same period in which it is verified that lundus, chulas and sambas affirmed themselves as musical and choreographic forms of broad layers of society. After the overview, a case study of the “protestpt_BR
dc.description.sponsorshipFUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DA BAHIA (FAPESB)pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectSambapt_BR
dc.subjectBrasil colôniapt_BR
dc.subjectBrasil impériopt_BR
dc.subjectCultura popular - Influências africanaspt_BR
dc.subjectAfrocentrismopt_BR
dc.titleMúsica e dança afro-atlânticas: (ca)lundus, batuques e sambas - permanências e atualizaçõespt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.refereesSeverino, Roberto-
dc.contributor.refereesGuerra Filho, Sérgio-
dc.contributor.refereesNepomuceno, Eric-
dc.contributor.refereesSandroni, Carlos-
dc.contributor.refereesIyanaga, Michael-
dc.publisher.departamentINSTITUTO DE HUMANIDADES, ARTES E CIÊNCIAS PROF. MILTON SANTOSpt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA MULTIDISCIPLINAR DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADEpt_BR
dc.publisher.initialsUNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpq9.1800.00-5pt_BR
Aparece nas coleções:Tese (POSCULTURA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Música e dança afro-atlânticas versão depositada.pdf4,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.