Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Araujo, Rosangela Janja Costa | - |
dc.contributor.author | Conceição, Lúcio André Andrade da | - |
dc.creator | Conceição, Lúcio André Andrade da | - |
dc.date.accessioned | 2020-11-20T18:51:31Z | - |
dc.date.available | 2020-11-20T18:51:31Z | - |
dc.date.issued | 2020-11-20 | - |
dc.date.submitted | 2019-12-12 | - |
dc.identifier.other | Tese | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32425 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa estuda a rede ciberaxé, denominação criada para as diferentes plataformas digitais, dedicadas à circulação e difusão de conteúdo do universo religioso afro-diaspórico, ou seja, as experiências religiosas de matriz africana, criadas no Brasil e de outros países, compartilhadas pelas redes sociais virtuais. Neste ambiente virtual, são compartilhadas as primeiras citadas. O conteúdo é difundido sob o formato de imagens, sons, textos e vídeos (os laços desta rede), entre adeptos e simpatizantes (os nós desta rede) conectados numa nova ambiência de trocas e convivências. No ciberaxé, se tem acesso a serviços religiosos, fotos e
vídeos de rituais, dos adeptos, das comidas, dos objetos e vestuários sagrados, criam-se espaços
de interação entre adeptos e simpatizantes para troca de saberes do culto, na denúncia e combate às violências e intolerâncias sofridas. Esta pesquisa utilizou da etnografia virtual na plataforma do facebook, mais especificamente em um grupo, cujos participantes se dedicam a disseminação de conteúdo exclusivo do ciberaxé. A partir de critérios específicos da análise cognitiva, foram analisadas as postagens de cinco integrantes. Além destes, escolheu-se uma influenciadora digital, que além de versar sobre temas do universo do ciberaxé, inclui em suas postagens situações de racismo, sexismo, machismo e demais problemáticas socioculturais
vivenciadas pela população negra. Sobre essas aplicou-se os procedimentos de análise de
discurso e da semiologia direcionada a signos linguísticos e não-linguísticos. A perspectiva
teórica se apoia em autores/as dedicados a análises das transformações socioculturais, bem como, os sentidos imbuídos às produções das populações negras nas diásporas; assim como, reflexões sobre os impactos das tecnologias de comunicação virtual na sociedade atual, na perspectiva de diferentes áreas de conhecimento. Assim, conceitos de ciberespaço, virtualidade, cultura e subjetividade emergentes destas discussões são postos em diálogo com a compreensão teórica de Exu sob duas perspectivas: uma enquanto símbolo que representa a comunicação via
ciberespaço, como sendo “boca que tudo come”. A outra como fragmentos de pensamento de um coletivo e tradutor de uma compreensão de mundo. A pesquisa mostrou que o ciberaxé se constitui em um novo espaço de sociabilidade e de produção de subjetividade individual e coletiva de seus usuários. Alguns diferenciais se evidenciaram na produção de mudanças na lógica tradicional de socialização e aprendizagem dos saberes sagrados nas comunidades de candomblé, ao mesmo tempo em que abre espaço para o tensionamento de práticas do culto consideradas tradicionais e, por vezes, inalteráveis. Isto implica na elaboração de novas posturas associadas ao desmonte sobre o território do segredo, implicando em novas formas de
pensar a noção do que é público ou privado, bem como a releitura a respeito do sagrado, buscando envolver novas tensões entre os mais novos e os mais antigos destas comunidades. | pt_BR |
dc.description.abstract | ABSTRACT This research studies the ciberaxé network, a name created for the different digital platforms
dedicated to the circulation and dissemination of content from the Afro-diasporic universe religious, that is, the religious experiences of African origin created in Brazil and other countries, shared by virtual social networks. The content is disseminated in the format of images, sounds, texts, and videos, (the bonds of this network), between adherents and sympathizers (The "us" of this network) connected in a new ambiance of exchanges and coexistences. In cyberaxé it has access to religious services, photos and videos of rituals, of adherents, food, sacred objects and clothing, spaces for interaction between adepts and sympathizers to exchange knowledge of worship, in denunciation and combating violence and intolerances suffered. This research used virtual ethnography on the Facebook platform, more specifically in a group, whose participants are dedicated to the dissemination of exclusive content of cyberaxé. Based on specific criteria of cognitive analysis, the posts of five members of this group were analyzed. Besides, a Digital Influencer was chosen who not only deals with themes from the universe of cyberaxé; she also includes in her posts, situations of racism, sexism and other sociocultural problems experienced by black populations. The procedures for discourse analysis and semiology linguistic and non-linguistic targeting signs were applied to them. The theoretical perspective is based on authors dedicated to analyses of socio-cultural transformations, as well as the meanings imbued with the productions of black populations in Diasporas; In addition to reflections on the impacts of virtual communication technologies on today's society, from different areas of knowledge. Thus, concepts of cyberspace, virtuality, culture, and subjectivity emerging from these discussions are put into dialogue with Exu's theoretical understanding from two perspectives: one as a symbol that represents communication via cyberspace, as being "mouth that everything eats". The other one, as thought fragments from collective and translator of an understanding of the world. The research showed that cyberaxé is a new space for the sociability and production of individual and collective subjectivity of its users. Some differentials were evidenced in the production of changes in the traditional logic of socialization and learning of sacred knowledge in candomblé communities while making room for the tensioning of cult practices considered traditional and sometimes
unalterable. This implies the elaboration of new postures associated with disassembling over the territory of secrecy, implying new ways of thinking about what is public or private, as well as rereading about the sacred, seeking to involve new tensions between the youngest and oldest of these communities. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Candomblé | pt_BR |
dc.subject | Ciberespaço | pt_BR |
dc.subject | Rede Ciberaxé | pt_BR |
dc.subject | Ambientes virtuais compartilhados | pt_BR |
dc.subject | Difusão do conhecimento | pt_BR |
dc.subject | Subjetividade | pt_BR |
dc.subject | Cyberspace | pt_BR |
dc.subject | Dissemination of knowledge | pt_BR |
dc.subject | Subjectivities | pt_BR |
dc.title | “Ciberaxé”: redes formativas e de difusão do conhecimento do candomblé. | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Freitas, Ricardo Oliveira de | - |
dc.contributor.referees | Botelho, Denise Maria | - |
dc.contributor.referees | Barros, Zelinda dos Santos | - |
dc.contributor.referees | Cambruzzi, Eduardo | - |
dc.contributor.referees | Oliveira, Eduardo David de | - |
dc.contributor.referees | Araujo, Rosangela Janja Costa | - |
dc.contributor.referees | Freitas, Ricardo Oliveira de | - |
dc.publisher.departament | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Doutorado Multi-institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA/FACED | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências Sociais | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Tese (PPGDC)
|