Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32401
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRossoni, Igor-
dc.contributor.authorSilva, Ivandilson Miranda-
dc.creatorSilva, Ivandilson Miranda-
dc.date.accessioned2020-11-13T15:18:47Z-
dc.date.available2020-11-13T15:18:47Z-
dc.date.issued2020-11-13-
dc.date.submitted2012-06-13-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32401-
dc.description.abstractEste trabalho analisa a cultura amorosa no início do século XXI a partir do poder de persuasão dos livros de auto-ajuda como manuais e receituários de conquista para relacionamentos interpessoais. É considerável o número de indivíduos que buscam nos livros de autoajuda uma espécie de verdade absoluta, e – nessa procura – acabam por modificar comportamentos, vivenciarem metamorfoses, alterarem hábitos de consumo; de comunicação, entre outras questões. O uso desse discurso mercadológico do “sentimento” mobiliza o consumo dessas “verdades” ao transformá-las em modelos para a existência amorosa de um determinado tipo de receptor. O trabalho demonstra que o discurso de auto-ajuda estruturado pelos autores e apoiado pelas editoras, serve como cartilha de aconselhamento para diversos segmentos da sociedade brasileira. Embora existam críticas contundentes aos livros de autoajuda, essa obra propõe facilitar a vida, vendendo a ideia de felicidade, sucesso pessoal e prazer.pt_BR
dc.description.abstractThis paper analyzes the loving culture in the early twenty-first century from the persuasive power of self-help books and manuals and recipes of conquest for interpersonal relationships. There is a considerable number of individuals seeking self-help books in a kind of absolute truth, and - like this - ultimately change behaviors, to experience metamorphosis, changing consumer habits, communication, among other issues. The use of marketing discourse of "feeling" mobilizes the consumption of these "truths" to turn them into models for the loving presence of a certain type of receptor. This work demonstrates that the discourse of self-help authors and supported by structured by the publishers, serves as a primer of advice for various segments of Brazilian society. Although there are sharp criticism to self-help books, these works proposes to make life easier, selling the idea of happiness, personal success and pleasure.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCultura amorosa - Século XXIpt_BR
dc.subjectAuto-ajuda - Análise e críticapt_BR
dc.subjectAmor e sociedadept_BR
dc.titleA cultura amorosa no século XXI: estudo sobre livros de auto-ajuda como manuais de conquista e relacionamentospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesOliveira, José Cláudio Alves de-
dc.contributor.refereesSantana, Erivelton Nonato de-
dc.publisher.departamentInstituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santospt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA MULTIDISCIPLINAR DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADEpt_BR
dc.publisher.initialsIHACpt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Humanaspt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (IHAC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertaçãofinal.pdf1,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.