Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32373
Tipo: Dissertação
Título: TIRANDO O SAPATINHO E BOTANDO O PÉ NO CHÃO: COMO SE FORMA UMA INFLUENCIADORA DIGITAL
Autor(es): Brito, Juliana Lopes de
Autor(es): Brito, Juliana Lopes de
Abstract: Este trabalho tem como objetivo compreender a construção de influenciadores/as digitais. Para este fim, buscou-se analisar, tensionar e discutir o conceito de influenciador/a digital sob a ótica teórica de quem pesquisa a produção de conteúdo na internet e este conceito (KARHAWI, Issaaf, 2017) confrontando-o com o de líder de opinião (LAZARSFELD; BERELSON; GAUDET, 1948). Para a realização desta pesquisa tomamos como objeto na análise empírica os vídeos realizados pela jornalista Maíra Azevedo, conhecida nas plataformas digitais como Tia Má, publicados em sua fanpage no Facebook e que abordam questões feministas e de gênero. Foram analisados o modo como Tia Má tematiza o feminismo e como se insere dentro desse debate, bem como verificou-se quais temas ela escolhe em seus vídeos, analisando de que modo os aborda. Desde a Primavera Das Mulheres, período de protestos feministas que eclodiram pelo país em 2015 impulsionados pelas plataformas digitais, vários/as influenciadores/as digitais estão sendo relevantes para a discussão de temas que até então tinham um espaço limitado na mídia tradicional, a exemplo do feminismo e do racismo. Tia Má foi uma dessas personalidades que emergiram nesse período, cuja mensagem obteve alcance nacional, que abrange, atualmente, além das plataformas digitais, as mídias tradicionais. Como metodologia para a análise dos 45 vídeos publicados entre 2016 e 2018 na fanpage dela no Facebook e que compõem a amostra desta dissertação foi usado o conceito de modos de endereçamento (ELLSWORTH, Elizabeth, 2001) a fim de entender como Tia Má se dirige ao seu público e o interpela em seus vídeos. Como resultado, verificamos que Tia Má se utiliza de experiências pessoais e do humor como estratégias de transferência de conhecimentos conectados à produção sobretudo de feministas negras, inserindo-se no debate sobre feminismo(s), gênero e raça de forma a criticar e desconstruir concepções sexistas e racistas.
Palavras-chave: Influenciador digital
Feminismo negro
Tia Má
Facebook
CNPq: Ciências Sociais Aplicadas
País: brasil
Sigla da Instituição: FACOM/UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32373
Data do documento: 4-Nov-2020
Aparece nas coleções:Dissertação (POSCOM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertação_juliana_ VERSÃO FINAL.pdf1,91 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.