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dc.contributor.advisorNatanshon, Leonor Graciela-
dc.contributor.authorBrito, Juliana Lopes de-
dc.creatorBrito, Juliana Lopes de-
dc.date.accessioned2020-11-04T22:43:58Z-
dc.date.available2020-11-04T22:43:58Z-
dc.date.issued2020-11-04-
dc.date.submitted2019-06-13-
dc.identifier.issndissertação-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32373-
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo compreender a construção de influenciadores/as digitais. Para este fim, buscou-se analisar, tensionar e discutir o conceito de influenciador/a digital sob a ótica teórica de quem pesquisa a produção de conteúdo na internet e este conceito (KARHAWI, Issaaf, 2017) confrontando-o com o de líder de opinião (LAZARSFELD; BERELSON; GAUDET, 1948). Para a realização desta pesquisa tomamos como objeto na análise empírica os vídeos realizados pela jornalista Maíra Azevedo, conhecida nas plataformas digitais como Tia Má, publicados em sua fanpage no Facebook e que abordam questões feministas e de gênero. Foram analisados o modo como Tia Má tematiza o feminismo e como se insere dentro desse debate, bem como verificou-se quais temas ela escolhe em seus vídeos, analisando de que modo os aborda. Desde a Primavera Das Mulheres, período de protestos feministas que eclodiram pelo país em 2015 impulsionados pelas plataformas digitais, vários/as influenciadores/as digitais estão sendo relevantes para a discussão de temas que até então tinham um espaço limitado na mídia tradicional, a exemplo do feminismo e do racismo. Tia Má foi uma dessas personalidades que emergiram nesse período, cuja mensagem obteve alcance nacional, que abrange, atualmente, além das plataformas digitais, as mídias tradicionais. Como metodologia para a análise dos 45 vídeos publicados entre 2016 e 2018 na fanpage dela no Facebook e que compõem a amostra desta dissertação foi usado o conceito de modos de endereçamento (ELLSWORTH, Elizabeth, 2001) a fim de entender como Tia Má se dirige ao seu público e o interpela em seus vídeos. Como resultado, verificamos que Tia Má se utiliza de experiências pessoais e do humor como estratégias de transferência de conhecimentos conectados à produção sobretudo de feministas negras, inserindo-se no debate sobre feminismo(s), gênero e raça de forma a criticar e desconstruir concepções sexistas e racistas.pt_BR
dc.description.sponsorshipFapesbpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInfluenciador digitalpt_BR
dc.subjectFeminismo negropt_BR
dc.subjectTia Mápt_BR
dc.subjectFacebookpt_BR
dc.titleTIRANDO O SAPATINHO E BOTANDO O PÉ NO CHÃO: COMO SE FORMA UMA INFLUENCIADORA DIGITALpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesFerreira, Giovandro Marcus-
dc.contributor.refereesPaz, Mônica de Sá Dantas-
dc.publisher.departamentFaculdade de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneaspt_BR
dc.publisher.initialsFACOM/UFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Sociais Aplicadaspt_BR
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