Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Natanshon, Leonor Graciela | - |
dc.contributor.author | Brito, Juliana Lopes de | - |
dc.creator | Brito, Juliana Lopes de | - |
dc.date.accessioned | 2020-11-04T22:43:58Z | - |
dc.date.available | 2020-11-04T22:43:58Z | - |
dc.date.issued | 2020-11-04 | - |
dc.date.submitted | 2019-06-13 | - |
dc.identifier.issn | dissertação | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32373 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo compreender a construção de influenciadores/as digitais. Para
este fim, buscou-se analisar, tensionar e discutir o conceito de influenciador/a digital sob a ótica
teórica de quem pesquisa a produção de conteúdo na internet e este conceito (KARHAWI, Issaaf, 2017) confrontando-o com o de líder de opinião (LAZARSFELD; BERELSON; GAUDET, 1948). Para a realização desta pesquisa tomamos como objeto na análise empírica os vídeos realizados pela jornalista Maíra Azevedo, conhecida nas plataformas digitais como Tia Má, publicados em sua fanpage no Facebook e que abordam questões feministas e de
gênero. Foram analisados o modo como Tia Má tematiza o feminismo e como se insere dentro desse debate, bem como verificou-se quais temas ela escolhe em seus vídeos, analisando de que modo os aborda. Desde a Primavera Das Mulheres, período de protestos feministas que eclodiram pelo país em 2015 impulsionados pelas plataformas digitais, vários/as
influenciadores/as digitais estão sendo relevantes para a discussão de temas que até então tinham um espaço limitado na mídia tradicional, a exemplo do feminismo e do racismo. Tia Má foi uma dessas personalidades que emergiram nesse período, cuja mensagem obteve alcance
nacional, que abrange, atualmente, além das plataformas digitais, as mídias tradicionais. Como metodologia para a análise dos 45 vídeos publicados entre 2016 e 2018 na fanpage dela no
Facebook e que compõem a amostra desta dissertação foi usado o conceito de modos de endereçamento (ELLSWORTH, Elizabeth, 2001) a fim de entender como Tia Má se dirige ao seu público e o interpela em seus vídeos. Como resultado, verificamos que Tia Má se utiliza de experiências pessoais e do humor como estratégias de transferência de conhecimentos
conectados à produção sobretudo de feministas negras, inserindo-se no debate sobre feminismo(s), gênero e raça de forma a criticar e desconstruir concepções sexistas e racistas. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Fapesb | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Influenciador digital | pt_BR |
dc.subject | Feminismo negro | pt_BR |
dc.subject | Tia Má | pt_BR |
dc.subject | Facebook | pt_BR |
dc.title | TIRANDO O SAPATINHO E BOTANDO O PÉ NO CHÃO: COMO SE FORMA UMA INFLUENCIADORA DIGITAL | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referees | Ferreira, Giovandro Marcus | - |
dc.contributor.referees | Paz, Mônica de Sá Dantas | - |
dc.publisher.departament | Faculdade de Comunicação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas | pt_BR |
dc.publisher.initials | FACOM/UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências Sociais Aplicadas | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (POSCOM)
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