Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32371
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Marilda de Santana-
dc.contributor.authorValle, Diego Sant' Ana-
dc.creatorValle, Diego Sant' Ana-
dc.date.accessioned2020-11-02T22:43:28Z-
dc.date.available2020-11-02T22:43:28Z-
dc.date.issued2020-11-02-
dc.date.submitted2020-06-02-
dc.identifier.other370.1534-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32371-
dc.description.abstractEsta pesquisa vem compreender a importância do Centro de Reflexão e Estudos Interdisciplinares para o Ensino das Artes – CRIA - do Colégio Estadual Landulfo Alves, situado ao lado da feira de São Joaquim, Calçada na cidade de Salvador/BA. Ao analisar as suas características, como interdisciplinaridade, análise e ensinamento das Artes, as relações afetivas entre docentes e discentes. Confirmar o diferencial deste lugar serão reverberadas as memórias narrativas/histórias orais de quatorze estudantes participantes, através do Pacote de Estímulos proposto por Beatriz Cabral (2006) metodologicamente. Um Baú de Memórias com objetos que remetem ao universo do espetáculo Era Vargas será entregue a cada um separadamente; além de entrevistas individuais com os depoentes e também cinco professores. Portanto, entender o poder simbólico que os “baús” possuem para os estudos culturais da memória, e a partir disso, será usado os pensamentos dos autores Aleida Assmann (2011) e Jan Assmann (2008). Constatando as importâncias dos objetos para a recordação. No campo fenomenológico, a memória será abordada pelos princípios filosóficos de Henri Bergosn (1999) com a memória espontânea e aprendida; das percepções através de Paul Ricouer (2007); memória coletiva com Maurice Halbwachs (2003) e esquecimentos com Michael Pollak (1989). Averiguar com o conceito rizomático concebidos por Deleuze e Guattarri (1995) como era o espaço e adjacências na qual futuramente se tornaria o Centro Múltiplo Oscar Cordeiro. Refletir o lugar carregado de afeto com ensinamentos de Yi Fu Tuan (1983). Concluir como o CRIA e suas oficinas reverberaram nas vidas destes sujeitos, tanto nas suas escolhas sociais, quanto profissionais. E confirmar como aquele ambiente esteve encharcado de afetos atribuídos pelos sujeitos que lá passaram e como estes guardam em suas próprias Caixinhas de Memória.pt_BR
dc.description.abstractThis research comes to understand the importance of the Center for Reflection and Interdisciplinary Studies for the Teaching of Arts - CRIA - of the Colégio Estadual Landulfo Alves, located next to the fair of São Joaquim, Calçada in the city of Salvador / BA. When analyzing its characteristics, such as interdisciplinarity, analysis and teaching of the Arts, the affective relationships between teachers and students. Confirming the differential of this place, the narrative memories / oral histories of fourteen participating students will reverberate through the Stimulus Package proposed by Beatriz Cabral (2006) methodologically. A Chest of Memories with objects that refer to the universe of the Era Vargas show will be delivered to each one separately; in addition to individual interviews with the interviewees and also five teachers. Therefore, to understand the symbolic power that “chests” have for cultural studies of memory, and from that, the thoughts of authors Aleida Assmann (2011) and Jan Assmann (2008) will be used. Noting the importance of objects for remembering. In the phenomenological field, memory will be approached by the philosophical principles of Henri Bergosn (1999) with spontaneous and learned memory; perceptions through Paul Ricouer (2007); collective memory with Maurice Halbwachs (2003) and forgetfulness with Michael Pollak (1989). To investigate with the rhizomatic concept conceived by Deleuze and Guattarri (1995) what was the space and surroundings in which the Oscar Cordeiro Multiple Center would become in the future. Reflect the place loaded with affection with the teachings of Yi Fu Tuan (1983). Conclude how CRIA and its workshops reverberated in the lives of these subjects, both in their social and professional choices. And confirm how that environment was soaked with affections attributed by the subjects who passed by and how they keep them in their own Memory Boxes.pt_BR
dc.description.abstractKeywords:Place of affection.Theater teaching. Stimuluspackage. Memory. Methodology.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLugar de afetopt_BR
dc.subjectEnsino de teatropt_BR
dc.subjectPacote de estímulospt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectMetodologiapt_BR
dc.subjectArtes - ensinopt_BR
dc.titleMemórias afetivas d’uma experiência vivenciada no CRIA do colégio estadual Landulfo Alvespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesCanda, Cilene Nascimento-
dc.contributor.refereesSouza, Marise Berta de-
dc.publisher.departamentInstituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santospt_BR
dc.publisher.programPrograma Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedadept_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqArtespt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (POSCULTURA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Diego Valle dissertacao.pdf3,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.