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Tipo: Dissertação
Título: Análise das percepções dos (as) estudantes do ensino superior de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia acerca da vivência estudantil e saúde mental
Autor(es): Fernandes, Fernanda Viana
Autor(es): Fernandes, Fernanda Viana
Abstract: As experiências vividas na trajetória universitária e os apoios encontrados são essenciais para a saúde mental dos (as) estudantes do ensino superior, além de contribuir para sua permanência e êxito acadêmico. As características específicas do ambiente universitário, as relações construídas, as pressões sofridas, as incertezas e expectativas são algumas das circunstâncias vivenciadas pelos (as) discentes. A presente pesquisa teve como objetivo analisar as percepções dos (as) estudantes universitários de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia-IFBA, acerca das relações entre a vida estudantil e suas condições de saúde mental, buscando identificar as principais dificuldades vivenciadas no processo de estranhamento e aprendizagem e as estratégias de superação, além de aprofundar o conhecimento sobre os fatores relacionados a suas condições de saúde mental. O estudo teve caráter exploratório com natureza qualitativa, utilizando a técnica de grupo focal para viabilizar a produção de dados, e como forma de analisá-los utilizou-se a perspectiva da análise de conteúdo temática. Desta maneira, foram construídas unidades de sentido, que deram origem à três categorias principais, sendo elas: dificuldades na trajetória estudantil e suas consequências para saúde mental dos (as) estudantes; facilidades na trajetória estudantil e suas consequências para saúde mental dos (as) estudantes e estratégias de promoção da saúde mental. Em síntese, as principais dificuldades vivenciadas na trajetória universitária que afetam a saúde mental dos (as) discentes, referem-se à chegada ao Instituto e às relações com o novo ambiente, às relações conflituosas entre professores e estudantes e ausência de socialização. Como experiências facilitadoras da adaptação e melhora da saúde mental tem-se as estratégias de afiliação, através da busca de organização do tempo e das atividades, bem como o estabelecimento de vínculos afetivos com os colegas, a apropriação do espaço e também as relações positivas entre professores e estudantes. Ainda são necessárias outras ações, visando uma inserção saudável no ambiente universitário, contemplando a dimensão da promoção da saúde mental. Asprincipais propostas citadas pelos (as) estudantes participantes da pesquisa foram a escuta qualificada, o acolhimento, o estabelecimento de espaços de convivência e lazer dentro do Campus, professores com capacidade de compreensão da realidade individual e coletiva e com melhores práticas didático-pedagógicas. Sendo assim, conclui-se que as instituições de ensino superior são espaços de múltiplas facetas, capazes de causar grandes sofrimentos e adoecimento nos sujeitos envolvidos nos processos de ensino-aprendizagem, mas também têm potencialidades em se transformar em ambientes promotores de saúde, através de atitudes que tenham como diretrizes a promoção da saúde mental dos (as) seus estudantes e que de fato garanta a permanência estudantil
Palavras-chave: Saúde
Ensino Superior
Estudantes
CNPq: Saúde Coletiva
País: brasil
Sigla da Instituição: ISC-UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32230
Data do documento: 17-Set-2020
Aparece nas coleções:Dissertação de Mestrado Profissional (ISC)

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