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dc.contributor.advisorSantos, Liliana-
dc.contributor.authorFernandes, Fernanda Viana-
dc.creatorFernandes, Fernanda Viana-
dc.date.accessioned2020-09-17T20:54:51Z-
dc.date.issued2020-09-17-
dc.date.submitted2019-09-24-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32230-
dc.description.abstractAs experiências vividas na trajetória universitária e os apoios encontrados são essenciais para a saúde mental dos (as) estudantes do ensino superior, além de contribuir para sua permanência e êxito acadêmico. As características específicas do ambiente universitário, as relações construídas, as pressões sofridas, as incertezas e expectativas são algumas das circunstâncias vivenciadas pelos (as) discentes. A presente pesquisa teve como objetivo analisar as percepções dos (as) estudantes universitários de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia-IFBA, acerca das relações entre a vida estudantil e suas condições de saúde mental, buscando identificar as principais dificuldades vivenciadas no processo de estranhamento e aprendizagem e as estratégias de superação, além de aprofundar o conhecimento sobre os fatores relacionados a suas condições de saúde mental. O estudo teve caráter exploratório com natureza qualitativa, utilizando a técnica de grupo focal para viabilizar a produção de dados, e como forma de analisá-los utilizou-se a perspectiva da análise de conteúdo temática. Desta maneira, foram construídas unidades de sentido, que deram origem à três categorias principais, sendo elas: dificuldades na trajetória estudantil e suas consequências para saúde mental dos (as) estudantes; facilidades na trajetória estudantil e suas consequências para saúde mental dos (as) estudantes e estratégias de promoção da saúde mental. Em síntese, as principais dificuldades vivenciadas na trajetória universitária que afetam a saúde mental dos (as) discentes, referem-se à chegada ao Instituto e às relações com o novo ambiente, às relações conflituosas entre professores e estudantes e ausência de socialização. Como experiências facilitadoras da adaptação e melhora da saúde mental tem-se as estratégias de afiliação, através da busca de organização do tempo e das atividades, bem como o estabelecimento de vínculos afetivos com os colegas, a apropriação do espaço e também as relações positivas entre professores e estudantes. Ainda são necessárias outras ações, visando uma inserção saudável no ambiente universitário, contemplando a dimensão da promoção da saúde mental. Asprincipais propostas citadas pelos (as) estudantes participantes da pesquisa foram a escuta qualificada, o acolhimento, o estabelecimento de espaços de convivência e lazer dentro do Campus, professores com capacidade de compreensão da realidade individual e coletiva e com melhores práticas didático-pedagógicas. Sendo assim, conclui-se que as instituições de ensino superior são espaços de múltiplas facetas, capazes de causar grandes sofrimentos e adoecimento nos sujeitos envolvidos nos processos de ensino-aprendizagem, mas também têm potencialidades em se transformar em ambientes promotores de saúde, através de atitudes que tenham como diretrizes a promoção da saúde mental dos (as) seus estudantes e que de fato garanta a permanência estudantilpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSaúdept_BR
dc.subjectEnsino Superiorpt_BR
dc.subjectEstudantespt_BR
dc.titleAnálise das percepções dos (as) estudantes do ensino superior de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia acerca da vivência estudantil e saúde mentalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.embargo.liftdate10000-01-01-
dc.contributor.refereesReis, Cacilda Ferreira dos-
dc.contributor.refereesSilva, Luis Augusto Vasconcelos da-
dc.publisher.departamentInstituto de Saúde Coletivapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Saúde Coletivapt_BR
dc.publisher.initialsISC-UFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqSaúde Coletivapt_BR
Appears in Collections:Dissertação de Mestrado Profissional (ISC)

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