Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32096
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Vargens, Meran Muniz da Costa | - |
dc.contributor.author | Santos Júnior, Fernando Antônio dos | - |
dc.creator | Santos Júnior, Fernando Antônio dos | - |
dc.date.accessioned | 2020-08-06T13:25:51Z | - |
dc.date.available | 2020-08-06T13:25:51Z | - |
dc.date.issued | 2020-08-06 | - |
dc.date.submitted | 2017-09-25 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32096 | - |
dc.description.abstract | A pesquisa se concentra nas memórias de seis indivíduos acima de 65 anos, residentes na cidade de Salvador – Ba, nomeados como velhos contadores. Esses relatos são à base de uma investigação criativa que utiliza as suas contações como base para a elaboração da célula de um experimento cênico, aprendizado que aperfeiçoou as capacidades interpretativas do ator/autor desta investigação. Trata-se de uma pesquisa teórico-prática que busca entender de que maneira a ação de um velho contando suas memórias pode cooperar para a elaboração de uma pesquisa que tem nos meandros artísticos (palavra, gestos, olhar e estado de presença) alguns dos mecanismos para que se estabeleça a conexão entre ator e público. O texto relata o passo a passo de uma investigação baseada na livre associação entre as memórias de um ator com os relatos dos velhos contadores. Dentro do referencial teórico, foram estabelecidas proximidades com o trabalho sobre memória e sociedade, desenvolvido pela professora de psicologia social Ecléa Bosi, além dos conceitos de memória criados por Henri Bergson (o relato do passado é uma construção do presente) e Maurice Halbwachs (o meio social enquanto influência para a elaboração da memória individual); já para a contação de histórias, utilizou-se do olhar social, poético e artístico do griot africano (ocidental) Sotigui Kouyaté. Por fim, relata as apresentações da célula do experimento ocorridas nas casas de amigos, revelando as relações estabelecidas entre o estudo teórico da pesquisa e o processo de criação para o experimento cênico. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | FAPESB | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Memória | pt_BR |
dc.subject | Oralidade | pt_BR |
dc.subject | Narrativa | pt_BR |
dc.subject | Contadores de Histórias | pt_BR |
dc.subject | Experimento Cênico | pt_BR |
dc.title | Mnemosine: a investigação criativa de um ator a partir das memórias dos velhos contadores e suas narrativas | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referees | Mendes, Cleise Furtado | - |
dc.contributor.referees | Colla, Ana Cristina | - |
dc.publisher.departament | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas | pt_BR |
dc.publisher.initials | PPGAC/UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Linguística, Letras e Artes | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGAC) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação Mnemonise_Fernando Antonio_OFICIAL.pdf | 2,29 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.