Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32096
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVargens, Meran Muniz da Costa-
dc.contributor.authorSantos Júnior, Fernando Antônio dos-
dc.creatorSantos Júnior, Fernando Antônio dos-
dc.date.accessioned2020-08-06T13:25:51Z-
dc.date.available2020-08-06T13:25:51Z-
dc.date.issued2020-08-06-
dc.date.submitted2017-09-25-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32096-
dc.description.abstractA pesquisa se concentra nas memórias de seis indivíduos acima de 65 anos, residentes na cidade de Salvador – Ba, nomeados como velhos contadores. Esses relatos são à base de uma investigação criativa que utiliza as suas contações como base para a elaboração da célula de um experimento cênico, aprendizado que aperfeiçoou as capacidades interpretativas do ator/autor desta investigação. Trata-se de uma pesquisa teórico-prática que busca entender de que maneira a ação de um velho contando suas memórias pode cooperar para a elaboração de uma pesquisa que tem nos meandros artísticos (palavra, gestos, olhar e estado de presença) alguns dos mecanismos para que se estabeleça a conexão entre ator e público. O texto relata o passo a passo de uma investigação baseada na livre associação entre as memórias de um ator com os relatos dos velhos contadores. Dentro do referencial teórico, foram estabelecidas proximidades com o trabalho sobre memória e sociedade, desenvolvido pela professora de psicologia social Ecléa Bosi, além dos conceitos de memória criados por Henri Bergson (o relato do passado é uma construção do presente) e Maurice Halbwachs (o meio social enquanto influência para a elaboração da memória individual); já para a contação de histórias, utilizou-se do olhar social, poético e artístico do griot africano (ocidental) Sotigui Kouyaté. Por fim, relata as apresentações da célula do experimento ocorridas nas casas de amigos, revelando as relações estabelecidas entre o estudo teórico da pesquisa e o processo de criação para o experimento cênico.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPESBpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectOralidadept_BR
dc.subjectNarrativapt_BR
dc.subjectContadores de Históriaspt_BR
dc.subjectExperimento Cênicopt_BR
dc.titleMnemosine: a investigação criativa de um ator a partir das memórias dos velhos contadores e suas narrativaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesMendes, Cleise Furtado-
dc.contributor.refereesColla, Ana Cristina-
dc.publisher.departamentUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós Graduação em Artes Cênicaspt_BR
dc.publisher.initialsPPGAC/UFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqLinguística, Letras e Artespt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGAC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Mnemonise_Fernando Antonio_OFICIAL.pdf2,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.