Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/31907
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSantos, Adalberto Silva-
dc.contributor.authorOliveira, Mauricio Jesus-
dc.creatorOliveira, Mauricio Jesus-
dc.date.accessioned2020-05-22T23:20:06Z-
dc.date.available2020-05-22T23:20:06Z-
dc.date.issued2020-05-22-
dc.date.submitted2016-08-08-
dc.identifier.issnDissertação-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31907-
dc.description.abstractEste estudo objetivou compreender como se efetiva a educação da corporeidade por meio das práticas pedagógicas contemporâneas, no ensino-aprendizagem da dança em uma escola estadual de Salvador, Bahia. Por essa razão, seu objeto de estudo é a corporeidade pela dança. Neste trabalho, investigaram-se as práticas artístico-pedagógicas na linguagem da dança postas em ação no ano de 2015 e desenvolvidas pela professora de dança da escola. Para construir esta dissertação, o pesquisador articulou estudos nos campos da dança, da educação contemporânea, da educação e descolonização e cultura e da dança na educação, abordando categorias como corporeidade, consciência corporal, dança na escola pública e formação complexa. A pesquisa utilizada foi a documental e a bibliográfica, porque partiu da análise de documentos que determinam as diretrizes da educação básica no Brasil e na Bahia, fazendo um recorte para o Ensino Médio, e porque precedeu aos estudo da literatura pertinente ao tema. A metodologia usada incluiu um estudo de caso desenvolvido na escola selecionada para a investigação, e entrevistas foram feitas com os participantes da pesquisa lotados na mesma escola. Analisou-se, na unidade escolar a proposta de dança considerada exitosa, utilizando-se instrumentos/técnicas de investigação que pudessem auxiliar na produção do retrato das condições e apontassem os resultados dos trabalhos desenvolvidos na escola, à luz das teorias da corporeidade. Os resultados revelaram que aquela proposta foi exitosa, atingindo os objetivos propostos.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de dançapt_BR
dc.subjectCorpopt_BR
dc.subjectCorporeidadept_BR
dc.subjectEducação contemporâneapt_BR
dc.subjectDança na educação - Aspectos sociaispt_BR
dc.titleCorporeidade pela dança: o caso do Colégio Estadual Thales de Azevedopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesLobato, Lúcia-
dc.contributor.refereesThürler, Djalma-
dc.publisher.departamentInstituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santospt_BR
dc.publisher.programPrograma Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedadept_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqArtes, Dançapt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (POSCULTURA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Set. 2016 Dissertação Mauricio J. Oliveira - final - Corporeidade pela dança.pdf3,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.