Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/31893
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMarfuz, Luiz-
dc.contributor.authorEsper, Gil-
dc.creatorEsper, Gil-
dc.date.accessioned2020-05-08T09:44:59Z-
dc.date.available2020-05-08T09:44:59Z-
dc.date.issued2020-05-08-
dc.date.submitted2020-04-28-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31893-
dc.description.abstractA presente tese discorre sobre uma abordagem para o teatro performativo, denominada trajeto criativo-colaborativo, que consiste em uma estratégia para a formação de artistas-estudantes na atualidade e para a atualidade. A pesquisa surge de uma inquietação que pode ser resumida na pergunta: Quais ferramentas e operações artísticas podem auxiliar o artista-docente na condução de processos criativos que visam experienciar a linguagem teatral performativa? A partir dessa questão inicial, constrói-se a hipótese de que a abordagem proposta para o trajeto criativo-colaborativo, com seus olhares de atenção e focos de concentração, se apresenta como uma estratégia, entre outras tantas, para a preparação de futuros artistas teatrais performativos. O foco está em pensar o ato criativo, e não a obra acabada; daí o destaque à noção de formatividade como metodologia de pesquisa. Apresentar-se-ão os pontos de partida que levaram à construção do trajeto criativo-colaborativo; o pano de fundo do “pensamento teórico-prático” que envolve o trajeto; bem como a proposta de abordagem para o trajeto criativo-colaborativo, organizada e sistematizada para que sirva como estímulo para novas e diferentes apropriações e olhares. Conclui-se que a abordagem apresentada se coloca como uma possibilidade de enfrentamento aos desafios dados para a formação do artista de teatro na atualidade.pt_BR
dc.description.abstractThe current research discusses an approach for performative theater, called collaborative creative way, which consists of a strategy for training of nowadays artist-students for the present days. This study emerge from a concern that can be summarize in the question: Which tools and artistic operations could assisted artist-teacher in conduction of creative process that focus the experience the performative theatrical language? From this initial question, build a hypothesis about the proposed approach to collaborative creative way, with its attentive looks and focuses of concentration to present itself as a strategy, among many others, for the preparation of future performing theater artists. The focus is on thinking about the creative act, not the completed work; hence the emphasis on the notion of formativity as a research methodology. In this work will be presented: the starting points that led to the construction of the collaborative creative way, the background of “theoretical-practical thinking” that involves the path and the proposed approach to the collaborative creative way organized and systematized to serve as a stimulus for new and different appropriations and perspectives. The research points out the approach itself as a possibility to face the challenges in the current formation of theater artists.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior)pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArtista-docentept_BR
dc.subjectBacharelado em Artes Cênicaspt_BR
dc.subjectFormação teatralpt_BR
dc.subjectProcesso de criaçãopt_BR
dc.subjectTeatro performativopt_BR
dc.titleTrajeto criativo-colaborativo: uma abordagem do teatro performativo na formação de artistaspt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.refereesAlexandre, Marcos-
dc.contributor.refereesRojo, Sara-
dc.contributor.refereesCoutinho, Denise-
dc.contributor.refereesAlves, Hebe-
dc.publisher.departamentEscola de Teatro da Universidade Federal da Bahiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em artes cênicaspt_BR
dc.publisher.initialsPPGAC/UFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqLinguística, letras e artespt_BR
dc.subject.cnpqArtespt_BR
dc.subject.cnpqTeatropt_BR
dc.subject.cnpqDireção teatralpt_BR
Aparece nas coleções:Tese (PPGAC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Trajeto criativo-colaborativo - uma abordagem do teatro performativo na formação de artistas.pdf73,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.