Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/31883
Tipo: Dissertação
Título: NARRATIVAS EM TELA: EXPERIÊNCIA ESTÉTICA E DA TEATRALIDADE NO GRUPO DE MULHERES DO ALTO DAS POMBAS, SALVADOR, BAHIA.
Autor(es): Pérez-Wilke, Inés
Autor(es): Pérez-Wilke, Inés
Abstract: Estudo das conotações estéticas e políticas a teatralidade cotidiana e suas potencialidades espetaculares em uma experiência de criação junto ao Grupo de Mulheres do Alto das Pombas, no Bairro da Federação, Salvador-Bahia. Centrada na narrativa oral e suas representações cênicas, a pesquisa se ancora na experiência estética teatral como fator determinante das dinâmicas de subjetividade coletiva e seu conseqüente impacto nos processos sociais. A cena é aqui entendida na sua mais ampla acepção: como lugar privilegiado e de visibilidade, materializado na cena teatral e na cena mídia do audiovisual. Nesse sentido implica a produção de um documento audiovisual de narrativas de experiências de vida das mulheres envolvidas no grupo estudado em que as noções de memória, quotidiano e imaginário, são utilizadas como categorias de observação. O objetivo maior consiste na instauração de um debate estético-político gerador, em torno das elaborações narrativas de noções como mulher, gênero, cor e historia local partindo das narrativas e as qualidades teatrais dessas mulheres no contexto social de suas produções.
Palavras-chave: Teatro – Etnocenologia.
Oralidade
Mulheres
Vídeo-documentario
Narrativas
CNPq: Arte
Humanidades
Artes Cênicas
País: Brasil
Sigla da Instituição: PPGAC - UFBA
metadata.dc.publisher.program: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31883
Data do documento: 1-Mai-2020
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGAC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NARRATIVAS_EM_TELA_EXPERIENCIA_ESTETICA.pdf483,7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.