Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/31848
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorDal Gallo, Fabio-
dc.contributor.authorSchiavo, Igor-
dc.creatorSchiavo, Igor-
dc.date.accessioned2020-04-22T13:34:09Z-
dc.date.available2020-04-22T13:34:09Z-
dc.date.issued2020-04-22-
dc.date.submitted2019-12-10-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31848-
dc.description.abstractEsta tese versa sobre a inclusão do componente curricular eletivo Teatro de Rua no curso de graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Grande Dourados. O objetivo da pesquisa foi realizar e analisar uma proposta metodológica experimental que articulou três características: relação com o espaço de representação, interação com o público, estado de prontidão de atores e atrizes. Essa articulação permitiu o exercício da coletividade nas práticas teatrais e na conexão de três eixos dramatúrgicos relacionados ao trabalho com Teatro de Rua no Brasil, utilizados na construção de cenas e na compreensão de variadas formas do fazer teatral na rua. Foram eles: dramaturgias vinculadas às experiências da cultura popular, do teatro comprometido com a crítica social e das práticas que se utilizam de apropriação do espaço aberto na criação. Participaram da pesquisa 18 estudantes matriculados no componente curricular eletivo Teatro de Rua, no primeiro semestre de 2018, na UFGD. A proposta metodológica experimental envolveu contextualização histórica, formal, atuação para Teatro de Rua e vivências das teatralidades de rua na formação acadêmica em Artes Cênicas. Os encontros, que foram divididos em blocos de diferentes vertentes dramatúrgicas permitiram a vivência em diferentes campos do fazer teatral de rua, importante componente na formação acadêmica em Artes Cênicas. O processo foi realizado em 13 encontros, em sala de aula fechada e ambientes externos à Universidade, com a manutenção de debates e escritos reflexivos diários. Por meio dos relatos dos participantes, pude analisar o processo do semestre e constatar a eficiência do método de trabalho.pt_BR
dc.description.abstractThis thesis addresses the inclusion of the elective curriculum component Street Theater in the undergraduate course of Performing Arts, at the Federal University of Grande Dourados. The research objective was to carry out and analyze and experimental methodological proposal, which articulated three characteristics: relationship with the representation space, interaction with the audience, readiness state of actors and actresses. Such articulation allowed for the exercise of collectivity in theatrical practices and the connection of three dramaturgical axes related to the work with Street Theater in Brazil, used in the construction of scenes and in the understanding of various forms of doing theater in the street, namely : dramaturgies linked to the experiences of popular culture, theatre committed to social criticism and practices that use open space appropriation in creation. The research participants were 18 students who were enrolled in the elective curriculum component Street Theater, in the first semester of 2018 at UFGD. As object of studies, Street Theater. And experimental methodological proposal that involved historical, formal contextualization , performance for Street Theater and experiences of Street Theater in academic formation in Performing Arts. The meetings, which were divided into blocks of different dramaturgical aspects made possible the experience in different fields of Street Theater making, an important component in academic formation in Performing Arts. The process was carried out in 13 meetings, in a classroom and outside the University, with the maintenance of daily reflective debates and writings. The participants’ testimonials enabled me to analyze the semester’s process and to verify the efficacy of the work method.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTeatro de Ruapt_BR
dc.subjectArtes Cênicaspt_BR
dc.subjectEnsino-Aprendizagem em Artes Cênicaspt_BR
dc.subjectMetodologia para Teatro de Ruapt_BR
dc.titleA INCLUSÃO DO TEATRO DE RUA NO ENSINO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA METODOLÓGICA NO CURSO DE ARTES CÊNICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOSpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.refereesDal Gallo, Fabio-
dc.contributor.refereesCosta, Eliene-
dc.contributor.refereesRauen, Margarida-
dc.contributor.refereesCoutinho, Denise-
dc.contributor.refereesSantos, Toni-
dc.publisher.departamentEscola de Teatropt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Cênicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpq8.03.05.00-8 - Teatropt_BR
Aparece nas coleções:Tese (PPGAC)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.