Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | MOURA, Gilsamara | - |
dc.contributor.author | SILVA, Anderson Marcos da | - |
dc.creator | SILVA, Anderson Marcos da | - |
dc.date.accessioned | 2020-04-22T13:25:45Z | - |
dc.date.available | 2020-04-22T13:25:45Z | - |
dc.date.issued | 2020-04-22 | - |
dc.date.submitted | 2019-03-14 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31843 | - |
dc.description.abstract | Esta investigação poderia ou deveria ou necessitaria se perguntar se a manutenção dos modelos
pré-estabelecidos é uma condição de existência ou validação das criações em dança, até e
sobretudo porque os próprios processos de feitura, quando entendidos como exercícios de autoorganização, possibilitam a emergência de configurações e sentidos singulares. Esta
investigação poderia ou deveria ou necessitaria se inscrever em um contexto em que é mais
profícuo perguntar do que responder e apresenta a dança como sistema complexo, cuja
existência se processa nas articulações entre corpos e ambientes, longe do equilíbrio e em um
tempo irreversível, criando e difundindo conhecimentos a cada acontecimento. Esta
investigação assume a premissa semiótica de que todo signo coevolui com o seu objeto e age
na geração de interpretantes diversos, abrindo espaço para a experimentação e discussão sobre
a autorreferencialidade das configurações artísticas e suas possíveis coimplicações com
epistemologias outras. Esta investigação se interessa pelas reverberações estéticas e políticas
na dança além de, simultaneamente, se constituir como exercício de experimentação de sua
configuração linguística, evidenciando os fluxos entre signo e objeto, configuração e sentido,
teoria e prática. Esta investigação se constitui como uma teia, cheia de aberturas ou rasgos ou
desvios, que se faz em levantamentos, revisões e análises críticas de textos e de obras artísticas,
em conexões teóricas e poéticas acerca dos processos de criação que abdicam das certezas e
dos modelos pré-estabelecidos, assumindo a instabilidade que constitui a realidade. Esta
investigação poderia ou deveria ou necessitaria abrir-se ao imprevisível, aos acasos criativos,
expondo a dança e a escrita como arranjos temporários, imprevisibilidades que acontecem no
tempo, mas que, como tudo que é vivo, são limitados em suas configurações. Esta investigação
poderia ou deveria ou necessitaria (re)pensar os pensamentos de dança em fluxo com os estudos
do corpo, as teorias das artes, a política etc.. Esta investigação poderia ou deveria ou necessitaria
ser um corpo poético teórico dançante que se pergunta. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Dança | pt_BR |
dc.subject | Corpo | pt_BR |
dc.subject | Conhecimento | pt_BR |
dc.subject | Criação | pt_BR |
dc.subject | Política | pt_BR |
dc.title | Ensaios de uma investigação em dança | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.contributor.referees | SERRANO, Leonardo José Sebiane | - |
dc.contributor.referees | SETENTA, Jussara Sobreira | - |
dc.contributor.referees | MACHADO, Adriana Bittencourt | - |
dc.contributor.referees | BARRETO, Ivana Buys Menna | - |
dc.publisher.departament | Escola de Dança | pt_BR |
dc.publisher.departament | Escola de Teatro | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas | pt_BR |
dc.publisher.initials | PPGAC - UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Linguística, Letras e Artes | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Artes | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Dança | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Tese (PPGAC)
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