Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/31693
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorOliveira, Paulo César Miguez de-
dc.contributor.authorTurenko, Aleksei Santana-
dc.creatorTurenko, Aleksei Santana-
dc.date.accessioned2020-03-23T19:52:19Z-
dc.date.available2020-03-23T19:52:19Z-
dc.date.issued2020-03-23-
dc.date.submitted2009-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31693-
dc.description.abstractO presente trabalho pretende investigar se e em que medida as ações da Central Única das Favelas (CUFA) – organização pertencente ao movimento hip hop – podem ser consideradas como ações típicas de política cultural. Para isso, em primeiro lugar, referenciado em autores como Canclini e Yúdice, apresentamos o hip hop como um movimento produtor de cultura. Em seguida, realizamos uma revisão bibliográfica sobre o tema, com o intuito de demonstrar que a academia vem tratando, há algum tempo, o hip hop como um movimento cujas ações têm sido capazes de interferir política e culturalmente na realidade do público a que se dirige. Depois de traçar um breve panorama das políticas de cultura no Brasil e nos posicionarmos ao lado dos autores que entendem que políticas de cultura podem e devem ser formuladas e implementadas pelos atores da sociedade civil, examinamos as ações da CUFA em todo o país e relacionamos essas ações com as dimensões analíticas que, segundo Albino Rubim, constituem o universo de pertença das políticas culturais.pt_BR
dc.description.abstractThis work tries to know in what way the actions from Central Única das Favelas (CUFA) – an organization that has its origin in hip hop movement – can be considered as typical actions of cultural politics. To do it, firstly, based upon authors like Cancline and Yúdice, we present hip hop as a culture maker movement. Then, we did a bibliographical review about the theme to show that researchers in academic level have been dealing with hip hop as a movement whose actions have been able to make political and cultural interferences to the reality of the community linked to it. After presenting a brief panorama about the Brazilian politics related to culture and approaching authors to whom cultural politics should and must be formulated and carried out by civil society actors, we examine the actions of CUFA all over the country and relate those actions to analytical dimensions that, according to Abino Rubim, make the belonging universe of cultural politics.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHip-hop (Cultura popular) - Brasilpt_BR
dc.subjectRap (Música) - Aspectos sociaispt_BR
dc.subjectPolítica culturalpt_BR
dc.subjectMovimentos sociaispt_BR
dc.subjectCentral Única das Favelaspt_BR
dc.subjectMovimento hip hoppt_BR
dc.subjectCUFA - Política culturalpt_BR
dc.subjectPolítica cultural – Brasilpt_BR
dc.subjectHip hoppt_BR
dc.subjectCUFA- cultural politicspt_BR
dc.subjectcultural politics – Brazilpt_BR
dc.titleCentral Única das Favelas e política culturalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesOliveira, Paulo César Miguez de-
dc.contributor.refereesReis, José Marcelo Dantas dos-
dc.contributor.refereesRubim, Antônio Albino Canelas-
dc.publisher.departamentFaculdade de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedadept_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Humanaspt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (POSCULTURA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Turenko, Aleksei.pdf957,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.