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dc.contributor.advisorParaquett, Marcia-
dc.contributor.authorNascimento, Andira Araújo-
dc.creatorNascimento, Andira Araújo-
dc.date.accessioned2020-03-11T18:15:30Z-
dc.date.available2020-03-11T18:15:30Z-
dc.date.issued2020-03-11-
dc.date.submitted2019-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31647-
dc.description.abstractAlicerçada pelas bases teóricas da Linguística Aplicada e em diálogo com pressupostos da educação étnico-racial, esta pesquisa qualitativa de cunho etnográfico se propõe a responder a seguinte pergunta: de que modo as temáticas relacionadas à história e às culturas afro-brasileiras e afro-anglófonas podem ser trabalhadas na sala de aula de inglês numa perspectiva intercultural? A pesquisa se justifica pela certeza de que a aprendizagem de uma língua estrangeira consiste em desenvolver não somente competências linguísticas, mas em conhecer e interagir com as culturas da língua alvo. No entanto, quando se trata de aprendizagem de língua inglesa, existe uma equivocada ideia imperialista implícita, que concede o lugar de protagonista às culturas brancas, estadunidenses e britânicas, historicamente hegemônicas. Isso oculta muitas riquezas culturais da diáspora africana que também caracterizam essa língua, além de fortalecer ideologias racistas, eurocêntricas, em detrimento de saberes de matriz africana, compactuando com práticas colonialistas que apagam as contribuições dos povos africanos para a construção da nação brasileira, locus dos participantes da pesquisa. No Brasil, o tema da pluralidade cultural no currículo foi incluído nos Parâmetros Curriculares Nacionais, em 1998, como tema transversal, sem obrigatoriedade de sua aplicação. No entanto, somente em 2003, a Lei Nº 10.639/03 altera a Lei Nº 9.394/96 de Diretrizes e Bases da Educação, determinando a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana no currículo escolar. Essa determinação explica os interesses desta pesquisa, cujo foco está na Educação Básica, através do ensino de Inglês como Língua Estrangeira (ILE), já que valida e respalda práticas pedagógicas de combate ao racismo. Para efetivar a proposta, foram elaboradas nove aulas de base intercultural, as quais foram ministradas no Ensino Médio de uma escola pública de Praia do Forte, importante centro turístico da Bahia. Os resultados da pesquisa comprovam que os participantes da pesquisa foram impactados positivamente ao interagir com conhecimentos étnico-raciais, uma vez que passaram a reconhecer esses saberes como elementos constituintes de suas identidades e das culturas da língua inglesa, puderam expressar suas opiniões e discutir criticamente ideologias racistas, integrando-se com seus discursos de resistência na luta contra o mito da democracia racial.pt_BR
dc.description.abstractBased on the theoretical bases of Applied Linguistics and in dialogue with the presuppositions of ethnic-racial education, this qualitative ethnographic research proposes to answer the following question: how do the themes related to Afro-Brazilian and Afro-Anglophone cultures and history can be worked on in the English classroom from an intercultural perspective? The research is justified by the certainty that the process of learning a foreign language consists in developing not only language skills, but in knowing and interacting with the cultures of the target language. However, when it comes to English language learning, there is a mistaken implicit imperialist idea, which gives the place of protagonist to the historically hegemonic white, US, and British cultures. This obscures the cultural riches of the African Diaspora that also characterize this language, as well as strengthening racist and Eurocentric ideologies, to the detriment of African matrix knowledge, integrating with colonialist practices that erase the contributions of African people to the construction of the Brazilian nation, locus of the research participants. In Brazil, the theme of cultural plurality in the curriculum was included in the National Curricular Parameters in 1998, as a transversal theme, with no mandatory application. However, only in 2003 Law No. 10.639 / 03 amended Law No. 9,394 / 96 of the Guidelines and Bases of Education, determining the compulsory teaching of Afro-Brazilian and African History and Culture in the school curriculum. This determination explains the interests of this research, whose focus is on Basic Education through the teaching of English as a Foreign Language (EFL), since it validates and supports pedagogical practices to combat racism. In order to implement the proposal, nine intercultural classes were developed, which were taught in the middle school of a public school in Praia do Forte, an important tourist center in Bahia. The research results confirm that the participants of the research were positively impacted when interacting with ethnic-racial knowledge, since they began to recognize these knowledge as constituent elements of their identities and cultures of the English language, were able to express their opinions and discuss critically racist ideologies, integrating with their discourses of resistance in the struggle against the myth of racial democracy.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de inglêspt_BR
dc.subjectEducação étnico-racialpt_BR
dc.subjectInterculturalidadept_BR
dc.subjectPluralidade linguística e culturalpt_BR
dc.titleHistória e culturas afro-brasileiras e afro-anglófonas nas aulas de língua inglesapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesFrança, Denise Carrascosa-
dc.contributor.refereesSiqueira, Domingos Sávio Pimentel-
dc.publisher.departamentInstituto de Letraspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Língua e Culturapt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqLetraspt_BR
Appears in Collections:Dissertação (PPGLINC)

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