Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/31531
Tipo: Dissertação
Título: O DISCURSO ÉTNICO-RACIAL DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA NO CONTEXTO TECNOLÓGICO FEDERAL
Autor(es): Novaes, Remigio Pires de
Autor(es): Novaes, Remigio Pires de
Abstract: Este estudo analisou o discurso étnico-racial de estudantes do ensino médio nas aulas de língua portuguesa no contexto tecnológico federal, com o objetivo de compreender como se constitui a prática discursiva étnico-racial de estudantes de ensino médio nas aulas de língua portuguesa no contexto tecnológico federal. Os dados da análise foram recolhidos a partir da produção textual dos estudantes do 3º ano do ensino médio do Instituto Federal da Bahia (IFBA), campus Salvador. Durante as aulas de língua portuguesa, foram gerados 55 relatos de experiência, 55 redações dissertativa-argumentativa e 27 questionários. O estudo foi desenvolvido com base nos pressupostos teórico-metodológicos da Linguística Aplicada Crítica (LAC), a partir da concepção da transdisciplinaridade da linguagem para problematização das questões sociais (CELANI, 1998; PENNYCOOK, 2008; MOITA LOPES, 2006; KLEIMAN, 2013) e para a reflexão das relações étnico-raciais nas aulas de língua portuguesa. Os dados submetidos à análise qualitativa foram interpretados baseados em três categorias de análise: (a) identidade negra, (b) racismo dentro e fora do contexto do IFBA e (c) relações raciais nas aulas de língua portuguesa. Os resultados evidenciaram, de um modo geral, que para os(as) estudantes negros(as) assumir a identidade negra consiste em romper com o discurso de exclusão e dominação caracterizado pela construção dos estereótipos e inferiorização dos traços fenótipos e da cultura negra. Além disso, nas produções discursivas dos estudantes foi possível perceber um discurso de pertencimento e solidariedade com a valorização da cultura e história afro-brasileira, a valorização da estética da identidade negra. Sobre as práticas do racismo no cotidiano fora do contexto escolar, os dados demonstram que o racismo ainda é uma realidade que afeta as relações sociais, afetivas e de auto aceitação dos sujeitos. No contexto tecnológico federal, os(as) estudantes relatam diversas experiências que ratificam a existência no espaço institucional, mas também apontaram a instituição como um lugar da pluralidade racial e que tem concedido abertura para o combate das práticas de racismo. Por fim, a análise evidenciou que as aulas de língua portuguesa foram importantes para a formação crítica dos estudantes, a partir da inserção de literatura de autores afro-brasileiros, debates, rodas de conversas, seminários, e a valorização da cultura negra na sala de aula.
This study analyzes the ethno-racial discourse of high school students in Portuguese language classes with a technologic federal context. It has the objective of understanding how to constitute a discursive ethno-racial practice for these students in such a context and classes. Data analyzed were collected through a textual production process of students in the high school third grade in the Federal Institution of Bahia (IFBA), the campus of Salvador. During Portuguese language classes the sum of 55 experience reports, 55 argumentative essays and 27 questionnaires were produced. The study was developed based on the theory-methodology of Critical Applied Linguistics (CAL), more specifically, the concept of transdisciplinarity of language for problematizing social questions (CELANI, 1998; PENNYCOOK, 2008; MOITA LOPES, 2006; KLEIMAN, 2013) and for reflecting ethno-racial relations in Portuguese language classes. Generated Data went through qualitative analysis and were interpreted based on three analysis categories: (a) black identity, (b) racism inside and outside the context of IFBA and (c) racial relationships in the Portuguese language classes. The results show generally that for black students to assume the black identity, breaking out of the discourse of exclusion and domination that is characterized by the construction of stereotypes and inferiority of phenotype traits and the black culture is necessary. In addition, the textual production of students showed a discourse of belonging and solidarity with the appreciation of Afro-Brazilian culture and history, the appreciation of the aesthetics of black identity. As for the daily racial practices out of the school context, data show that racism is still a reality that affects social, affective and self-acceptance relationships. In the technological federal context, students reported various experiences that ratify the existence in the institutional space, and also point out the institution as a place of racial plurality that creates a way to fight against racial practices. In the end, the analysis proved that Portuguese language classes were important for the critical formation of students through inserting literature by Afro-Brazilian authors, debates, conversation groups, seminars and the appreciation of black culture in the classroom.
Palavras-chave: Aula de Língua Portuguesa
Linguística Aplicada Crítica
Identidade negra
Racismo
CNPq: Letras
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31531
Data do documento: 4-Mar-2020
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGLINC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Remigio Pires de Novaes_Mestrado_2019.pdf10,31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.