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Tipo: Dissertação
Título: Uma experiência com o português LE/L2 na Bahia-Brasil: percepções dos alunos pré-PEC-G (UFBA) sobre o seu aprendizado a partir da pedagogia de projetos
Autor(es): Conceição, Lucas Rodrigues Soares da
Autor(es): Conceição, Lucas Rodrigues Soares da
Abstract: A presente pesquisa tem o objetivo de identificar as percepções de aprendizagem dos alunos pré-PEC-G (Programa de Estudantes-Convênio da Graduação) a partir da experiência com a pedagogia de projetos. Trata-se de uma pesquisa de cunho etnográfico interpretativista, realizada ao longo de um semestre de aulas, em duas turmas do PROFICI (Programa de Proficiência em Língua Estrangeira para Estudantes e Servidores da UFBA), mais especificamente em um dos seus subprogramas, o PROEMPLE (Programa Especial de Monitoria de Português Língua Estrangeira). Para a geração dos dados, foram utilizados diferentes procedimentos e instrumentos de pesquisa, tais como: observação de campo, diário de campo e de registro, questionário e entrevistas semiestruturadas. As informações obtidas ao longo desse processo possibilitaram discussões a respeito dos contrapontos que podem ser feitos entre os benefícios esperados por aprendizes a partir da pedagogia de projetos e o que os estudantes relataram em suas falas, além de quais melhorias podem ser realizadas, tanto na metodologia do programa, quanto para o curso de modo geral. Para isso, embaso-me teoricamente em alguns conceitos e características do trabalho com projetos no âmbito do ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras, a partir das visões de Fried-Booth (2002), Stoller (2006), Kemaloglu (2010). Ademais, abordo aspectos relevantes para a compreensão do meu objeto de investigação como a gramática contextualizada à pedagogia de projetos, o sentido de autonomia e o trabalho em grupo apoiado nas ideias de autores como Ritcher (2003), Ellis (1997), Oxford (1997) e Freire (1996). Os dados gerados nesta pesquisa apontam para a necessidade de um ensino que dialogue com a gramática em uso, dê ênfase a atividades escritas, reduza o número de projetos, promova mudanças de ordem e temas, além da reflexão crítica do professor sobre seu papel diante de tal proposta metodológica.
This research has the objective of identifying the learning perceptions of pre-PEC-G students (Exchange Program for Undergraduate Students) from observed as a Project based course unfolded in our university. This is an interpretive ethnographic research carried out during a semester in two classes of PROFICI - Program of Proficiency in Foreign Language for Students and administrative sttaf UFBA, more specifically in one of its subprograms, the PROEMPLE (Special Monitoring Program of Portuguese Foreign Language). For this, different procedures and research instruments were used, such as field observation, field and recording diary, questionnaire followed by semi-structured interview. The information obtained during this process allowed discussions about the counterpoints that could be made between the expected benefits of apprentices from the pedagogy of projects and what the students reported in their statements, and what improvements could be made to both the program methodology and the course in general. For this, this work had based in some theoritical concepts and work characteristics with projects in the scope of teaching and learning foreign languages from the views of Fried-Booth (2002), Stoller (2006), Kemaloglu (2010). In addition, I’ve discussed aspects relevant to the understanding of my research object, such as the contextualized grammar of project pedagogy, the sense of autonomy and group work supported by the ideas of authors such as Ritcher (2003), Ellis (1997), Oxford (1997) and Freire (1996). The resultant data shows the necessity for a teaching that shares space with with the grammar in use, works with written activities, reduction in the number of projects, promote changes in order and theme, as well as the critical reflection of the teacher about their role in this methodological proposal.
Palavras-chave: Percepção de aprendizagem
Português Língua Estrangeira
PEC-G
Pedagogia de Projetos
CNPq: Letras
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31520
Data do documento: 3-Mar-2020
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